Atriz de Dancin' Days morreu de AVC hemorrágico; veja quais são os sintomas

A atriz Regina Vianna morreu neste domingo (18) em decorrência de um AVC hemorrágico, segundo sua família. Ela ficou conhecida por suas atuações em novelas como "Dancin' Days" e "O Rebu".

Regina foi hospitalizada na terça-feira (14), mas não resistiu. Em casos de AVC, a ajuda médica imediata é fundamental para limitar os danos ao cérebro, muitas vezes devastadores. Tal intervenção pode, de fato, marcar a diferença entre ter uma lesão cerebral leve, uma grave incapacidade ou até morte.

E o caso da atriz é ainda mais grave por ter sofrido com um AVC hemorrágico, que é quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado.

"Cerca de 85% dos casos de AVC são isquêmicos, que é mais fácil de ter respostas preventivas, por isso é tão importante se cuidar", afirmou Gustavo Weiss, neurologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Em casos hemorrágicos pode ser necessário fazer uma cirurgia descompressiva, que é quando se tira a calota craniana temporariamente para deixar o cérebro se expandir e não causar mais lesões ao paciente.

Sintomas de atenção

Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo—, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença.

O paciente ainda pode apresentar dificuldade na fala, conversando de forma devagar e confusa. Alterações sensitivas, como cegueira, mudanças nos níveis de consciência, sonolência e confusão mental também aparecem. São registradas ainda queixas de dor de cabeça repentina, aumento de pressão intracraniana, náuseas e vômitos.

"Se você está com alguma dúvida momentânea se alguém pode estar com AVC ou não, existem algumas respostas simples e imediatas, faça o SAMU", aconselhou Weiss. A sigla significa:

Continua após a publicidade

S de sorriso, peça para a pessoa tentar sorrir, em casos de AVC só é possível abrir a boca com um lado, fica um sorriso torto e é fácil identificar que há algo errado;

A de abraço, quem sofre um AVC costuma ter fraqueza em um dos lados do corpo e não consegue levantar ambos os braços para abraçar outra pessoa;

M de música, como a fala e coerência ficam comprometidas, o paciente não consegue cantar;

U de urgência, se todos os testes foram positivos, chame ajuda imediatamente.

*Com informação de reportagens publicadas em novembro de 2023, outubro de 2022 e guia de VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes