Alivia dor, mas pode causar hemorragia: como a aspirina age no corpo?

A aspirina é útil contra dor e inflamação porque impede que as células produzam certas substâncias. Entenda como ela age no corpo:

Caminho da dor

A dor é algo que "sentimos" no cérebro. Se você dá uma martelada no dedo, a parte atingida tem terminações nervosas — pequenos detectores que sentem coisas como calor, toques e agressões. O tecido danificado no dedo também libera algumas substâncias químicas que fazem com que essas terminações nervosas registrem o choque com intensidade ainda maior.

Algumas dessas substâncias químicas são as prostaglandinas, e as células funcionais nos tecidos danificados levam essas substâncias a usarem uma enzima chamada ciclooxigenase 2 (COX-2), produzida principalmente em tecidos que sofreram algum dano. A enzima pega as substâncias químicas que ficam soltas nos tecidos e as transforma em prostaglandinas.

Por causa das prostaglandinas, as terminações nervosas enviam um sinal intenso pelos nervos até chegar ao cérebro, onde a mente decide que o sinal significa: "Ai! Dor!". Além disso, as prostaglandinas também fazem o dedo inchar (isso se chama inflamação) para banhar os tecidos em fluido do sangue que o protege e ajuda a curar.

Mecanismo de ação

A aspirina é útil contra dor e inflamação porque impede que as células produzam prostaglandinas. A aspirina se liga à COX-2 e impede que ela faça seu trabalho. Ao tomar o remédio, não resolvemos o problema que causa a dor, mas ela "diminui o volume" dos sinais de dor que passam pelos nervos para chegar ao cérebro.

Aspirina x plaquetas

Alguns tipos de prostaglandinas fazem com que partículas minúsculas no sangue (conhecidas como plaquetas) se aglomerem para formar um coágulo sanguíneo. Ao inibir a produção de prostaglandinas, a aspirina reduz a produção de coágulos. Embora isso possa ser ruim, por exemplo no caso de sangramento nasal, coágulos sanguíneos podem ser prejudiciais também, por exemplo, ao causarem infartos pelo bloqueio de vasos sanguíneos que levam oxigênio e energia ao coração. Por isso, muitos adultos agora tomam aspirina para prevenir infartos, e isso também ajuda àqueles que já tiveram um ataque cardíaco a permanecerem vivos.

Efeitos colaterais

Se você levar uma martelada no dedo e ele sangrar, portanto, a aspirina pode ajudar na dor e no edema, mas o sangue demorará mais para coagular e estancar o sangramento.

Continua após a publicidade

Além disso, a aspirina não age só no local da dor, ela percorre toda a corrente sanguínea. O problema é que o organismo tem alguns motivos para precisar de prostaglandinas. Uma região em que elas são úteis é o estômago; acontece que outra enzima chamada COX-1 produz uma prostaglandina que parece manter o revestimento do estômago íntegro e espesso. A aspirina impede que a COX-1 atue, e o revestimento do estômago se afina, permitindo que o suco gástrico o irrite.

A aspirina também não é muito usada para febre em crianças porque pesquisas indicam que se empregada em crianças com gripe, catapora, ou outras viroses, a aspirina pode causar um problema potencialmente fatal chamado síndrome de Reye.

*Com HowStuffWorks

Deixe seu comentário

Só para assinantes