Vai cozinhar a ceia em casa? Abra as janelas e evite problemas de saúde

Engana-se quem pensa que a poluição do ar está apenas da porta para fora. Ambientes internos também podem acumular pequenas partículas danosas, mais ainda em épocas festivas como o Natal.

Ao analisar quase 4.000 residências nos EUA por longos períodos, pesquisadores identificaram que mais da metade da concentração dessas partículas vem, sim, do ambiente externo. Mas 28% se originam de atividades corriqueiras como cozinhar e limpar a casa.

Outros fatores também foram avaliados, como a estrutura da residência e o clima da região. Durante o verão, por exemplo, o acúmulo de partículas vindas de fora é maior do que no inverno, mas no período frio, há aumento de componentes gerados internamente.

Mais um ponto a considerar é que, nos EUA, casas costumam ter lareiras, o que pode incrementar os resultados.

Na hora de comer

Dentro de casa, os pesquisadores notaram que a poluição é mais frequente durante as refeições, bem como nos feriados de Ação de Graças e Natal. Segundo eles, é um indicador de que cozinhar é uma forte fonte de emissão de partículas finas em ambientes fechados.

O estudo, publicado em setembro na revista PNAS, focou num tipo específico de poluente, as partículas finas, também conhecidas como PM 2,5.

Sabe a história de que onde há fumaça há fogo? E onde há fumaça deve haver partículas finas, porque elas ficam suspensas no ar quando há algum tipo de queima.

Em casa, o cozimento de alimentos —assados, refogados, grelhados ou mesmo queimados— pode formar essas pequenas partículas de poluição.

Continua após a publicidade

O problema é que a exposição constante a elas já foi associada ao aumento do risco de câncer de mama, além de doenças respiratórias e cardiológicas, assim como a poluição em geral.

Por isso, abrir as janelas enquanto se faz a comida pode ajudar a dissipar ou mesmo eliminar esses componentes de dentro de casa. Um sistema de exaustão também pode fazer esse papel.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes