Topo

O que pode ser?

A partir do sintoma, as possíveis doenças


Sangue nas fezes ou ânus: 7 doenças que causam o problema e o que fazer

Veja o que pode causar sangue nas fezes - iStock
Veja o que pode causar sangue nas fezes Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para VivaBem

23/06/2023 04h00

Imagine ir ao banheiro e perceber que há sangue no papel higiênico ou em meio às fezes após evacuar? É importante ficar atento a qualquer tipo de sangramento, mesmo que apareça em pequenas quantidades.

Quando isso acontece, na maioria das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com o organismo.

O sangramento nas fezes ou ânus pode se manifestar em cores distintas, principalmente na cor vermelho vivo ou mais escura (quase pretas).

Nessas situações, também é comum que surjam outros sintomas, como cólicas (ou dores abdominais), prisão de ventre ou diarreia e até mesmo perda de peso sem causa aparente.

Causas da presença de sangue nas fezes

As causas de sangue nas fezes variam e as mais comuns são (veja a explicação completa abaixo):

  • Hemorroidas
  • Pólipos intestinais
  • Constipação intestinal e fissuras anais
  • Doenças inflamatórias intestinais
  • Uso de alguns medicamentos
  • Câncer
  • Úlceras

Hemorroidas

A mais frequente causa do sangramento nas fezes. Trata-se de veias internas que ficam inchadas e estão localizadas no ânus e no reto.

Geralmente, provoca um sangramento de coloração vermelha durante as evacuações. Surgem outros sintomas, como ardência, coceira e dor anal.

Na maioria das vezes, as hemorroidas não acarretam complicações e são tratadas com medicamentos. Apenas em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

Pólipos intestinais

Os pólipos intestinais são tumores benignos do intestino que, na maioria das vezes, são assintomáticos.

Em alguns casos, quando surgem múltiplos pólipos no intestino, o indivíduo apresenta diarreia com muco e, eventualmente, sangramento nas fezes.

É importante ficar atento, uma vez que alguns pólipos podem se tornar um câncer colorretal.

Constipação intestinal e fissuras anais

Quem sofre com prisão de ventre pode ter fezes mais ressecadas e notar a presença de sangue após evacuar. O excesso de força durante a evacuação pode causar feridas no reto e provocar sangramentos.

Nesses casos, a condição é chamada de fissura anal. O sangramento retal pode ser pequeno e vermelho vivo, mas é comum que cause dores latejantes após a evacuação.

Além disso, a constipação faz com que a passagem de fezes endurecidas e secas em uma pessoa com hemorroida ocasione um sangramento.

Doenças inflamatórias intestinais

Quando há uma inflamação crônica no intestino, é comum que um dos sintomas seja o sangramento nas fezes. Além disso, as doenças intestinais crônicas causam diarreia, presença de muco nas fezes, dores abdominais e gases.

Entre as doenças mais comuns, estão colite (inflamação no intestino grosso), proctite (inflamação na mucosa do reto) e Crohn (inflamação crônica do trato gastrointestinal).

Uso de alguns medicamentos

A maioria dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) interfere na capacidade que as plaquetas possuem de conter sangramentos. Por isso, o uso contínuo tende a provocar o sintoma.

Além disso, algumas medicações, como anticoagulantes, utilizados para o tratamento ou a prevenção de trombose são conhecidos por desencadear sangramentos no intestino.

O ideal é comunicar ao médico assim que perceber o sangramento após o uso dessas medicações e verificar a necessidade de descontinuar o tratamento ou diminuir a quantidade.

Câncer

Tanto o câncer colorretal (que atinge o cólon, o reto e o ânus) quanto o câncer de estômago podem provocar sangramento nas fezes ou anal.

No caso do câncer colorretal, é importante se atentar para outros sintomas, como mudanças nos hábitos intestinais, anemia, perda de peso, além do surgimento de uma massa na região do abdome. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos e histórico familiar. Geralmente, é diagnosticado após a colonoscopia e biópsia.

Já o câncer de estômago causa evacuação com fezes negras, pastosas e de odor forte, indicando que o sangue foi digerido. Também surgem sintomas como a sensação de estômago cheio, vômitos, perda de peso e desconforto abdominal. O diagnóstico é feito por meio de endoscopia e biópsia.

Vale destacar que é fundamental que o diagnóstico seja realizado precocemente para aumentar as chances de cura.

Úlceras

As úlceras gástricas ou duodenais são lesões nas mucosas do estômago ou intestino, que podem progredir e provocar sangramentos digestivos.

Como o sangue é digerido antes de ser eliminado, é comum que apresente uma cor mais escura nas fezes. Também surge um odor forte e desagradável, além de diarreia. Muitas vezes, os sintomas são parecidos com um câncer de estômago.

Quando procurar um médico?

A recomendação é procurar um médico assim que notar a presença de sangue nas fezes. Além disso, outras condições também merecem atenção e devem ser avaliadas por um especialista. São elas:

  • Diarreia persistente, ou seja, por mais de duas semanas;
  • Dor abdominal crônica ou recorrente;
  • Perda de peso não intencional;
  • Fadiga crônica ou falta de energia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre de origem desconhecida;
  • Anemia

Após o relato dos sintomas, serão solicitados exames específicos de imagem e também de sangue oculto nas fezes.

Geralmente, são realizadas a endoscopia digestiva alta, que avalia o esôfago e o estômago, e também a colonoscopia, que checa como está a saúde do cólon e do reto.

Fontes: Alexander de Sá Rolim, proctologista na rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Erick Pordeus, médico do Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo do Hospital Nove de Julho (SP); e Rogério Alves, gastro-hepatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.