Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Farmacêutica lança vacina de alta dose contra gripe no Brasil; entenda

Tomaz Silva/Agência Brasil
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

De VivaBem, em São Paulo

11/03/2023 10h49

A farmacêutica Sanofi lança, no Brasil, uma vacina quadrivalente de alta dose, que foi desenvolvida para oferecer maior proteção aos idosos contra a gripe e suas complicações.

Com indicação para a prevenção da doença causada por cepas de influenza A e B em pessoas a partir dos 60 anos de idade, o imunizante de alta dose apresenta quatro vezes mais antígeno.

Em comparação à vacina de dose padrão, o novo imunizante fornece resposta imune superior contra os casos de gripe na população idosa, bem como apresenta benefícios contra as graves complicações da doença. Por enquanto, a nova vacina só será comercializada no mercado privado do Brasil, e a partir do mês de abril.

Entenda a vacina

  • O imunizante de alta dose contra gripe para os idosos foi aprovado pela primeira vez em formulação trivalente nos Estados Unidos em 2009.
  • Em um estudo clínico randomizado com cerca de 32 mil pessoas com mais de 65 anos nos EUA e Canadá, ao longo de 2 estações de inverno, a vacina de alta dose contra a gripe demonstrou eficácia relativa de 24,2% quando comparada com a vacina de dose padrão na proteção de idosos contra a doença.
  • Já em uma meta-análise que avaliou dados colhidos ao longo de 10 temporadas de gripe, incluindo 22 milhões de indivíduos recebendo a vacina de alta dose contra a gripe e 12 milhões usando a vacina padrão, a vacina de alta dose provou oferecer benefícios de proteção além da gripe.
  • O imunizante reduziu complicações sérias relacionadas à doença em comparação com a dose padrão, sendo elas, redução de 27% na hospitalização por pneumonia e redução de 18% nas internações por eventos cardiorrespiratórios.
  • Tais dados estudados com a vacina trivalente de alta dose foram avaliados como equivalentes em sua nova formulação quadrivalente, por meio da realização de um amplo estudo de imunogenicidade.

A infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune. Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas

Os riscos da gripe

  • A gripe é uma doença que pode causar consequências graves e imprevisíveis. Estudos demonstraram que nos primeiros três dias após uma infecção por gripe um adulto com mais de 40 anos apresenta 8 vezes mais risco de ter um AVC e 10 vezes mais risco de ataque cardíaco.

  • Um adulto com diabetes possui um risco 75% maior de ter um evento glicêmico anormal após ter gripe.

  • Esse processo é ainda mais agravado na população com 60 anos ou mais, uma vez que com o envelhecimento, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.

  • Como resultado desse declínio progressivo do sistema imunológico, o organismo fica mais suscetível a algumas doenças e infecções e pode também ocorrer uma diminuição da resposta vacinal.
  • Como exemplo, um estudo demonstrou que idosos permaneceram com maior risco de AVC até 2 meses após uma infecção pelo vírus influenza, o vírus da gripe.
  • Além disso, adultos com mais de 65 anos representam 9 em 10 óbitos relacionadas à influenza e 63% das hospitalizações relacionadas à doença, segundo outro estudo.