Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Eles escolheram viver sem álcool e comemoram: 'Era uma bomba-relógio'

Elias da Silva Riz, 27 anos, parou de beber e vê diferença no corpo - Arquivo pessoal
Elias da Silva Riz, 27 anos, parou de beber e vê diferença no corpo Imagem: Arquivo pessoal

Luciana Cavalcante

Colaboração para VivaBem

01/03/2023 04h00

O pós-Carnaval costuma ser uma época em que muita gente reserva para fazer um "detox". A exemplo dos britânicos com o movimento conhecido como "janeiro seco", muitos brasileiros diminuem, ou até suspendem, o consumo de bebidas alcoólicas após as festas do começo de ano. Quem aderiu a essa prática contabiliza os benefícios para a saúde.

A maquiadora carioca Flávia Coutinho, 47, conta que está há mais de cinco meses sem ingerir álcool e já sente uma melhora significativa. "A primeira coisa que a gente percebe é a diminuição do inchaço na barriga", revela.

Praticante de caminhada, ela diz que também notou os efeitos na disposição para a prática de atividade física.

"A diferença é nítida, mais disposição para fazer as coisas. A respiração é mais fácil na caminhada, até a sudorese é menor, pois quando ingeria álcool suava bem mais e cansava mais rápido".

Flávia diz que passou a ingerir mais álcool em 2020, durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Ela começou bebendo nos finais de semana e foi aumentando a quantidade com o passar do tempo, incluindo bebidas em alguns dias da semana.

Segundo a maquiadora, a bebida que ela mais consumia era a cerveja e os efeitos nocivos não demoraram a aparecer.

Tinha enxaqueca, ressaca e acabava fumando mais, porque a tendência é fumar mais quando se está bebendo. Sem beber, eu fumo um ou dois cigarros por dia, mas quando bebia, era uma carteira e meia. Era uma bomba-relógio.
Flávia Coutinho

O consumo de bebida alcoólica aumenta a vontade de fumar cigarro  - Freepik - Freepik
O consumo de bebida alcoólica aumenta a vontade de fumar cigarro
Imagem: Freepik

Com o tempo, ela desenvolveu um quadro de depressão e decidiu parar de consumir álcool. "Na época bebia em um ritmo frenético, chegava a beber seis 'litrões' em um dia. Quando percebi o descompasso que as coisas estavam, resolvi parar", avaliou.

Bebida x desempenho em atividades físicas

A decisão de parar de beber foi um pouco mais recente para o especialista em marketing Elias da Silva Riz, 27. O paulista está desde setembro de 2022 sem ingerir bebidas alcoólicas.

Antes, eu bebia de tudo: cerveja, cachaça, vodka, nos dois dias do final de semana. Até hoje tem gente que não acredita que parei.
Elias da Silva Riz

Desde fevereiro do ano passado, frequentando a academia de forma desregulada, ele resolveu começar a se dedicar aos treinos e a priorizar a saúde no mês de agosto. Foi quando percebeu que a bebida atrapalhava seu desempenho.

"Na segunda-feira eu voltava sem disposição, como se estivesse recomeçando a treinar, não aguentava fazer todas as séries, passava a semana assim, perdia até a vontade de ir por preguiça", conta.

Elias diz que sempre teve o corpo magro e sonhava em ganhar massa muscular, mas nunca conseguia. Então, com maior dedicação aos treinos, parar de beber foi uma consequência — que também foi acompanhada por uma mudança na alimentação.

Nesses seis meses, o publicitário conta que já conseguiu alcançar seu objetivo.

Já consigo ver nitidamente a diferença. Consegui ganhar músculos, coisa que nunca havia conseguido antes. Essa foto de antes é uma das poucas que tenho. Nem gostava de fazer foto. Essa camisa que estou nem cabe mais em mim. Elias da Silva Riz

Bom funcionamento do fígado e manutenção do peso

Segundo a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, assim como os prejuízos, os benefícios para quem deixa de consumir bebidas alcoólicas varia de acordo com vários fatores, como gênero, idade e comorbidades, que influenciam na metabolização dele, mas entre os principais estão o bom funcionamento do fígado e a manutenção do peso.

"Em excesso o álcool pode sobrecarregar o fígado, levando a casos de cirrose com uso crônico de longo prazo. Além disso, existe o benefício com relação à redução calórica. Para os indivíduos acima do peso, a ingestão de álcool pode levar a ganho de peso expressivo".

As reações da maquiadora carioca Flávia Coutinho são exemplo disso, explica a médica, que relata ainda outra possibilidade para elas.

"Sintomas como inchaço e distensão abdominal podem estar relacionados à intolerância a algum dos componentes, por exemplo, indivíduos com doença celíaca ou que tenham intolerância ao glúten podem ter essas queixas intestinais relacionadas à ingestão de cerveja".

No caso do especialista em marketing Elias da Silva Riz, essa suspensão no consumo de álcool também influenciou diretamente no ganho de massa muscular, segundo ela.

"Muitas vezes a ingestão de álcool leva a uma redução da ingestão alimentar. Se o indivíduo não tiver aporte proteico adequado pode ter dificuldade do aumento da massa magra e rendimento nos treinos".