Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Um mês sem bebidas alcoólicas: conheça os benefícios do "Janeiro Seco"

iStock
Imagem: iStock

05/01/2022 15h02

A campanha Janeiro Seco começou no Reino Unido para estimular o controle do consumo de álcool e se espalhou pelo mundo. A finalidade do projeto é demonstrar ao usuário os malefícios do álcool. O médico psicanalista Cid Merlino Fernandes explica os benefícios de ficar um mês sem ingerir bebidas alcoólicas.

A campanha Janeiro Seco começou no Reino Unido para estimular o controle do consumo de álcool e se espalhou pelo mundo. A finalidade do projeto é demonstrar ao usuário os malefícios do álcool. O médico psicanalista Cid Merlino Fernandes explica os benefícios de ficar um mês sem ingerir bebidas alcoólicas.

A proposta não é nova, conta o especialista em dependência, mas a campanha Janeiro Seco, espalhada agora pelas redes sociais, atinge um público mais vasto.

"O próprio Alcoólicos Anônimos fala de um teste de trocar durante um mês a bebida alcoólica por suco, uma limonada por exemplo. Se a pessoa não consegue fazer esta troca durante um mês, talvez ela tenha problema com álcool", explica.

Para quem exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no final do ano e quer se lançar no desafio, Cid Merlino diz que o mês de abstemia traz diversos benefícios, capazes de evidenciar o que o álcool faz no nosso organismo.

"O corpo desincha, portanto você perde peso. A sua pele fica mais hidratada, melhora a aparência. Acabam as ressacas e uma série de situações prejudiciais aos órgãos", lista. Além disso, lembra ele, também é um período para reflexão sobre as prioridades da vida e no que as bebidas alcoólicas podem atrapalhar.

O álcool é uma das três substâncias psicoativas conhecidas por provocar dependência física, ao lado dos opiáceos, incluindo a heroína, e dos barbitúricos, remédios usados para dormir.

"Não dá para gente encampar esta ideia de que o álcool não tem malefícios se bem usado, depende do organismo de quem consome", afirma o médico.

Ele adverte, no entanto, que para dependentes químicos, o desafio não é aconselhado. "Para quem já tem uma dependência crônica, se ela ficar um mês sem beber álcool, essa pessoa vai apresentar a síndrome da abstinência."

Para quem tem dificuldades em passar os 31 dias de janeiro sem ingerir uma bebida alcoólica, o ideal é procurar ajuda médica.