Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tweet viraliza e fica a questão: calor faz anticoncepcional perder efeito?

Pílula anticoncepcional perde eficácia se ficar no carro? - Tat"âna Maramygina / EyeEm/Getty Images/EyeEm
Pílula anticoncepcional perde eficácia se ficar no carro? Imagem: Tat'âna Maramygina / EyeEm/Getty Images/EyeEm

Colaboração para VivaBem*

24/11/2022 12h43

Fez sucesso no Twitter nessa semana um post sobre uma estagiária que teria engravidado porque esqueceu o anticoncepcional no carro e o calor fez o remédio perder a eficácia. Dentre comentários perplexos e fotos de mães e pais com seus filhos que também seriam resultado de falhas em métodos contraceptivos, muitos se questionaram se a história faz sentido, do ponto de vista médico.

A resposta simples é sim, faz sentido. Tanto a cartela de anticoncepcional quanto qualquer outro medicamento pode perder sua eficácia ao ser exposto ao calor excessivo, como acontece no interior de um carro.

Temperaturas elevadas podem degradar os princípios ativos dos medicamentos, fazendo com que o resultado do tratamento não seja alcançado. No caso da pílula, isso reflete em uma falha da proteção anticoncepcional, tendo uma gravidez como possibilidade.

As informações sobre condições de armazenamento estão sempre presentes nas bulas dos medicamentos e é importante segui-las para manter a estabilidade dos produtos. Além da temperatura ideal para conservação, que no caso dos anticoncepcionais é de 15ºC a 30ºC, também é preciso manter as medicações em sua embalagem original, que tem o chamado dessecante, uma substância que serve para retirar a umidade do interior do produto.

A questão do calor não vale só para o carro. Também se aplica a banheiros e cozinhas, que são ambientes com muita umidade e com vários equipamentos eletrônicos que podem esquentar os remédios. A bolsa é outra cilada, pois também pode acabar muito exposta ao calor, além do risco de alguma criança mexer na medicação.

O ideal, então, é colocar os produtos em um local específico, dentro de um armário no quarto, por exemplo. E sempre em uma parte à qual as crianças não consigam ter acesso.

*Com informações de reportagem publicada em 01/12/2020.