Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por câncer na garganta, Val Kilmer tem traqueostomia; entenda

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

01/06/2022 16h09

Em 2020, o ator Val Kilmer foi submetido a uma cirurgia para tratar um câncer na garganta. Depois, ele precisou passar por uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico no qual os médicos colocam um tubo a partir de um furo na traqueia para fazer a "comunicação" até o pulmão —já que o órgão não consegue exercer suas funções normalmente fazendo com que a pessoa tenha muita dificuldade para respirar.

Tal procedimento levou a perda de uma de suas características mais marcantes na profissão: a voz. Em entrevista ao "The Post", Mercedes Kilmer, sua filha mais velha, disse que ver o pai em Maverick foi "extraordinário".

Pelo fato de estar praticamente impedido de falar, a produção do longa investiu em uma tecnologia de inteligência artificial inovadora, que coletou gravações antigas do ator e recriou sua voz, que aparece inserida nas cenas.

A traqueostomia é um procedimento comum para o tratamento de tumores avançados na garganta, que tem como objetivo principal a manutenção da vida. E, após a realização, ou seja, o tubo ser colocado na traqueia, o paciente consegue respirar de forma "mecânica".

De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, membro titular da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), esse tipo de procedimento é indicado quando um paciente passa mais de 15 dias, em média, intubado —isto é, com uma cânula (tubo) inserida pela boca.

"Pela boca, esse tubo passa pelas cordas vocais e, acima de 15 dias —isso é uma média—, pode levar a um risco de lesão. Ou seja, a pessoa pode perder a voz depois de sarar do problema. Por isso que depois desse período, corta-se na região mais embaixo, que fica abaixo das cordas vocais, que é a traqueostomia", explica Azzam.

Segundo o especialista, é possível que algumas pessoas consigam falar com dificuldade após uma traqueostomia, mas não são todas. "Depois, como se trata de uma comunicação anormal da via respiratória, a região costuma produzir muita secreção e precisa ficar aspirando e inalando, ou seja, ter uma série de cuidados", alerta Azzam, lembrando que esses são os efeitos mais comuns da traqueostomia.

O tubo não precisa ser definitivo. "Tem casos que sim, ficam para sempre, mas tem casos que é transitório, pois depois do tratamento do tumor se retira a traqueostomia e o orifício é fechado", explica Azzam.

Ambos procedimentos, a intubação ou a traqueostomia, têm a mesma função: realizar a ventilação mecânica. "A traqueostomia é igual a intubação. A diferença é que a sonda não passa pela boca e nem pela corda vocal. É uma via de comunicação entre esse aparelho e os pulmões", diz o médico.

*Com informações da reportagem publicada em 28/12/2021.