Topo

Abacate ou avocado? Entenda as diferenças entre as duas frutas

Avocado é uma variedade do abacate. É mais firme, possui casca rugosa e, ao ficar maduro, torna-se arroxeado - iStock
Avocado é uma variedade do abacate. É mais firme, possui casca rugosa e, ao ficar maduro, torna-se arroxeado Imagem: iStock

Flávia Santucci

Colaboração para o VivaBem

02/05/2022 04h00

Desde que a culinária mexicana se popularizou por aqui, o avocado tem ganhado espaço na mesa dos brasileiros. Muita gente, no entanto, acredita que a fruta é a mesma que o bem conhecido abacate, e que só estariam utilizando um nome gringo para se referir a ele. Na realidade, são frutas diferentes, mas os benefícios de uma e de outra são bem parecidos.

Da mesma família, abacate e avocado se diferem, principalmente, em tamanho e casca. O avocado tem forma mais arredondada e é um pouco menor que o abacate, que costuma ter quase o dobro de tamanho.

"A casca do avocado é enrugada e, ao longo do amadurecimento, vai ficando roxa. Enquanto a do abacate costuma ser verde. A textura costuma ser bem parecida, mas a consistência do avocado é mais firme que a do abacate", explica Maiara Souza, nutricionista pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Segundo informações do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), a maior diferença entre os abacates e avocados comercializados por aqui é que estes últimos têm a coloração da casca verde a roxa, enquanto os abacates são sempre verdes. Apesar de muitos acharem que só o avocado tem a textura da casca rugosa, alguns abacates também podem ter, como as variedades margarida, fortuna e ouro-verde.

A espessura da casca também pode confundir, uma vez que a variedade margarida de abacate também apresenta a casca grossa, assim como as dos avocados.

Variedades:

  • Abacate geada: casca verde, textura da casca lisa, espessura da casca fina, coloração da polpa amarela.
  • Abacate margarida: casca verde, textura da casca rugosa, espessura da casca grossa, coloração da polpa verde-clara.
  • Abacate breda: casca verde, textura da casca lisa, espessura da casca fina, coloração da polpa amarela.
  • Abacate fortuna: casca verde, textura da casca rugosa, espessura da casca média, coloração da polpa amarela.
  • Abacate quintal: casca verde, textura da casca lisa, espessura da casca média, coloração da polpa amarela.
  • Abacate ouro-verde: casca verde, textura da casca rugosa, espessura da casca média, coloração da polpa amarela.
  • Avocado hass: casca verde a roxa, textura da casca rugosa, espessura da casca grossa, coloração da polpa amarela.
  • Avocado fuerte: casca verde a roxa, textura da casca rugosa, espessura da casca grossa, coloração da polpa amarela.
abacate - Ceagesp/Reprodução - Ceagesp/Reprodução
Imagem: Ceagesp/Reprodução

Sabor neutro é característica das duas frutas

O sabor também não muda muito, apesar de muita gente achar que uma ou outra fruta é melhor para determinadas receitas. "Embora as duas frutas tenham o sabor neutro, o avocado tem a consistência mais firme e, por isso, pode ser usado em receitas que precisem dele cortado em lâminas ou cubos, como um carpaccio de avocado. Por outro lado, o abacate maduro tem um sabor levemente mais adocicado e consistência cremosa. Funciona bem como creme, pasta, molho de salada ou até mesmo a guacamole", diz Souza.

Valor nutricional também é parecido

De acordo com a nutricionista Synara Lopes, do CH/UFC (Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará), pertencente à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ambas as frutas são bastante nutritivas e podem favorecer a perda de peso, desde que inseridas em um contexto de alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares.

"O abacate é rico em nutrientes e fibras, além de gordura boa, que faz bem ao coração. A composição nutricional das duas frutas é muito parecida, o único ponto é que o avocado é uma fruta um pouco mais cara".

De acordo com a Tabela de Composição de Alimentos elaborada pela nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, de 2002, referência em nutrição no Brasil, em 100 gramas de avocado há 176,4 calorias, enquanto o abacate apresenta 161. "As diferenças calóricas são mínimas, então não existe um mais saudável que o outro", afirma Souza.

avocado - iStock - iStock
Ao amadurecer, a casca do avocado vai ficando mais arroxeada, enquanto o abacate apresenta poucas mudanças ao amadurecer
Imagem: iStock

Em fibras, o avocado traz 2,7 g e o abacate, 4,1 g. O avocado ainda tem 17,3 g de gordura, enquanto o abacate tem 15,3 g. Ambos apresentam a mesma quantidade de vitamina A: 61,2 mcg. Outro ponto positivo, segundo Silva, é que as frutas também são ricas em antioxidantes. Além disso, ambos são ricos em vitaminas lipossolúveis, proteínas e potássio.

"Eles ainda podem ajudar na redução do colesterol, desde que sejam adicionados junto a uma dieta equilibrada com hábitos de vida saudáveis", diz Deise de Andrade Silva, nutricionista clínica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Apesar de ser um alimento rico em gordura, o abacate ajuda a combater o colesterol "ruim" (LDL) do organismo. A fruta possui gorduras insaturadas que agem diminuindo a absorção do colesterol no intestino e sua síntese pelo fígado. Sendo assim, auxilia no controle do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir os níveis de triglicerídeos do organismo.

Apesar de popular, fruta ainda tem baixo consumo no Brasil

Apesar de o Brasil ser o sexto maior produtor de abacate no mundo, Lopes destaca que o consumo por aqui ainda é baixo. De acordo com a nutricionista, o brasileiro consome, em média, 300 gramas de abacate ao ano, enquanto o consumo pode ser até vinte e seis vezes maior em países como México, e dezesseis vezes maior nos Estados Unidos. "Nos Estados Unidos, são consumidos cinco quilos de abacate ao ano, e no México, oito quilos de abacate ao ano".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o abacate também pode ter textura da casca rugosa. A informação foi corrigida.
O texto inicial dizia que o consumo de abacate pode ser até cinco vezes maior em países como México e Estados Unidos. Na verdade, o consumo é, no mínimo, dezesseis vezes maior. A informação foi corrigida.