Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ficar em casa com sapatos que usamos na rua é nojento, dizem cientistas

Pesquisadores estudam riscos associados à contaminação interna dos ambientes - iStock
Pesquisadores estudam riscos associados à contaminação interna dos ambientes Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

20/03/2022 13h55

Não tirar os sapatos ao chegar em casa após usá-los na rua é nojento, segundo pesquisadores que estudam o risco de contaminação interna nos ambientes.

O cientista ambiental Mark Patrick Taylor, professor honorário da Universidade Macquarie (Austrália), e o professor Gabriel Filipp (EUA), alertaram em artigo publicado no site "The Conversation" que os espaços internos não têm apenas "poeira e sujeira de pessoas e animais de estimação que perdem cabelo e pele", um terço das impurezas é culpa dos calçados.

"Alguns dos microrganismos presentes em calçados e pisos são patógenos resistentes a medicamentos, incluindo agentes infecciosos hospitalares (germes) que são muito difíceis de tratar. Adicione toxinas causadoras de câncer de resíduos de asfalto e produtos químicos de desregulação endócrina do gramado", escreveram os pesquisadores.

Nas pesquisas, a dupla analisa a exposição a substância encontradas em residências, como:

  • Genes que tornam as bactérias resistentes a antibióticos;
  • Produtos químicos desinfetantes no ambiente doméstico;
  • Microplásticos;
  • Químicos perfluorados (com tendência a permanecer no corpo e não se decompor) usados em uma infinidade de produtos industriais, domésticos e de embalagem de alimentos;
  • Elementos radioativos.

Eles também focaram as avaliações em níveis de metais potencialmente tóxicos (como arsênico, cádmio e chumbo) dentro de residências em 35 países. "Esses contaminantes são inodoros e incolores. Portanto, não há como saber se os perigos da exposição ao chumbo estão apenas no solo, nos canos de água, ou se também estão no chão da sala", afirmam.

"A ciência sugere uma conexão muito forte entre o chumbo dentro de sua casa e o que está no solo do seu quintal. A razão mais provável para isso é a sujeira soprada do seu quintal ou pisada com sapatos e nas patas de seus animais de estimação", completam os cientistas.

Prevenção

Por fim, a dupla lembra que medidas básicas de prevenção são melhores e muito mais fáceis do que tratamentos futuros por eventuais problemas de saúde, como tirar os sapatos ao entrar em casa.

Os cientistas também dizem que os ambientes não se transformariam em lares muito "estéreis", relacionados ao aumento das taxas de alergias entre as crianças por comprometerem o desenvolvimento do sistema imunológico. Essa estimulação, defendem, deve ser feita de maneira "menos grosseira".

"De fato, alguma sujeira provavelmente é benéfica, pois estudos indicam que ela ajuda a desenvolver seu sistema imunológico e reduz o risco de alergia. Mas há maneiras melhores de fazer isso do que andar com seus sapatos imundos. Saia, faça uma caminhada pela mata, aproveite o ar livre. Só não traga as partes mais sujas para dentro, que acumulam e contaminam nossas casas", observam os pesquisadores.