Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Geraldo Luís passa por cateterismo; para que serve o procedimento?

Geraldo Luis passa por cateterismo após dores no peito - Reprodução/Instagram
Geraldo Luis passa por cateterismo após dores no peito Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

21/11/2021 13h27

Geraldo Luís, 50, comunicou aos seguidores, no sábado (20), que precisou passar por um procedimento de cateterismo após sentir dores no peito e mal-estar ao longo da última semana. O apresentador, inclusive, já avisou que está bem no momento.

"Fui para o hospital, onde fui prontamente atendido. Passei por vários exames e um cateterismo cardíaco, que diagnosticou placas obstrutivas de gorduras nas artérias do meu coração (coronárias)", escreveu no Instagram.

Para o que serve o cateterismo?

O procedimento tem duas funções, de acordo com Leopoldo Piegas, cardiologista do HCor. Primeiro, ele é usado como um exame, geralmente para diagnosticar doenças nas artérias coronárias. Depois, se identificada alguma lesão, o procedimento leva o stent, espécie de mola metálica que mantém as paredes da artéria abertas, até o local em que há obstrução.

"O cateterismo é como um exame de sangue, ou seja, um termo utilizado para fazermos uma avaliação interna, no caso, do coração", diz Piegas*.

No procedimento, um cardiologista intervencionista faz uma pequena incisão no punho ou na virilha e insere um cateter que percorre um vaso sanguíneo até chegar ao coração. Tudo é feito com a ajuda de uma espécie de raio X, chamada fluoroscopia, uma técnica de imagem que auxilia a subida do cateter até a artéria coronária.

Ao chegar no local, o cateter injeta um contraste, que mostra a artéria por dentro. Lá, é diagnosticada a lesão. "Normalmente é uma placa de gordura que se rompe e forma um coágulo, uma trombose coronária", diz o cardiologista —e foi exatamente o que o apresentador relatou.

Quando essa placa é pequena, não gera sintomas, mas ao se romper, joga gordura na circulação e o organismo forma um coágulo, que pode obstruir parcial ou totalmente a artéria. "É como se explodisse e o sangue não consegue passar. Se fechar totalmente a artéria, o indivíduo tem um infarto."

Cuidados com a saúde após o cateterismo

Nos primeiros dias após o procedimento, é indicado que o indivíduo fique de repouso relativo. O tratamento prossegue com medicamentos e com mudanças de hábitos.

"Não fumar, se exercitar, controlar peso, colesterol, hipertensão e diabetes, no caso de quem tiver alguma dessas condições, e até o estresse", diz Piegas*.

Geraldo, inclusive, contou que precisará passar por "algumas mudanças necessárias de hábitos de vida" para evitar outros problemas de saúde no futuro.

"Minha diabetes há algumas semanas apresentou descontrole, e todos sabem do cuidado que tenho. Minha pressão durante a semana também ficou alta. De acordo com a equipe médica, foi definido que o tratamento agora com médicos e algumas mudanças necessárias de hábitos de vida", escreveu na rede social.

* Com informações de reportagem publicada em 21/11/2019.