Topo

Estressado? Confira nove chás para acalmar e veja por que eles tranquilizam

iStock
Imagem: iStock

Fabiana Gonçalves

Colaboração para o VivaBem

06/10/2021 04h00

Sabe aquele dia que parece que você levantou com o pé esquerdo e nada do que se comprometeu a fazer saiu como imaginava? Para piorar, essa sensação de frustração o deixou tenso, com o coração a mil e elevou o seu nível de estresse. Pois é, isso pode acontecer com qualquer um, mas nesses momentos é importante parar, respirar fundo e se acalmar, para só então retomar o foco de onde parou. Nessas situações, é sempre bom fazer uma pequena pausa e ter à mão algumas ervas medicinais para preparar uma boa xícara de chá que ajude espantar o estresse e a terminar bem o dia.

Essas bebidas são saborosas, aromáticas e realmente têm o poder de funcionar contra o estresse. "Várias espécies de plantas têm propriedades calmantes que atuam no sistema nervoso central e proporcionam sensação de bem-estar, calma e tranquilidade. Algumas ajudam a dormir e outras ainda auxiliam na saciedade, ajudando quem tem compulsão por comida", afirma Flora Morales, nutricionista da Care Club, pós-graduada em nutrição clínica funcional pela VP Consultoria, e em bioquímica, metabolismo e aplicações práticas em atividade física pela Fapes Saúde e Medicina.

Essas propriedades se devem à presença, em sua composição química, de compostos biologicamente ativos como flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais, como explica Karoline Martins, nutricionista paraense, especialista em Educação Alimentar e Nutricional pela Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci).

Chá não substitui remédio

É bom lembrar que os chás, como todos os alimentos funcionais, não substituem medicamentos. Portanto, podemos esperar deles apenas efeitos suaves.

Os mecanismos de ação variam para cada espécie de planta, pois dependem dos compostos bioativos presentes em cada uma. Mas geralmente os princípios ativos estimulam ou melhoram a ação de neurotransmissores depressores do sistema nervoso central, diminuindo sua atividade. "Por isso a pessoa tende a ficar mais calma", afirma Marcella Garcez, médica nutróloga, mestre em ciências da saúde pela Escola de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), diretora e docente do Curso Nacional de Nutrologia da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Abre matéria de chás - iStock - iStock
É importante dizer que os chás têm apenas efeitos suaves e não substituem remédios
Imagem: iStock

Segundo a especialista, essas infusões indicadas para acalmar tanto podem ser ingeridas antes de dormir, para auxiliar na indução do sono, como podem ajudar a controlar outras alterações emocionais até uma compulsão alimentar leve. Porém, é preciso ter cuidado e evitar o consumo excessivo, pois muitas ervas podem ter efeitos colaterais e contraindicações.

"O mais indicado das ervas com efeito calmante é tomar até duas xícaras ao longo do dia (pode ser uma pela manhã e outra à tarde). Dessa forma, a pessoa consegue manter o equilíbrio, concentrar-se no trabalho, sem ter acessos de sono no meio do expediente", aconselha Vanderli Marchiori, nutricionista especialista em fitoterapia pelo Manchester Institute of Medicine, colaboradora técnica do Conselho Federal e Regional de Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição.

Chás de saquinho funcionam?

Na correria do dia a dia, sempre recorremos ao que é mais prático, e neste caso são os chás prontos, em embalagens individuais. "Se forem de boa qualidade, estiverem dentro da validade e adequadamente armazenados, não há problemas em consumi-los. O processo de secagem conserva seus princípios ativos. Porém, o sabor e o aroma costumam ser muito leves. Neste caso, o ideal é usar dois sachês para uma xícara e assim potencializar o sabor e o efeito", aconselha Garcez.

Evite comprar produtos a granel, dê sempre preferência àqueles que são registrados, e comercializados em embalagem lacrada. "Os produtos artesanais e ervas vendidas em feiras livres podem oferecer mais riscos, porque podem mofar rapidamente, dependendo da forma como são armazenados", diz.

Portanto, a recomendação é comprar o produto em embalagens industriais, que normalmente já passaram por um processo de esterilização ou em embalagens fechadas, identificados e com selo de garantia. "Na hora do preparo, utilize 1 colher (de chá) cheia da erva de sua preferência em água fervente. Misture, tampe e deixe em infusão por 10 minutos para só depois beber", recomenda Vanderli Marchiori.

Há contraindicações?

É importante saber que algumas espécies de plantas podem conter substâncias toxicas e outras apresentam contraindicações e efeitos colaterais. Os que são processados e vendidos sob registro são geralmente muito seguros, mesmo assim não devem ser consumidos de maneira excessiva ou monótona, ou ainda misturar ervas.

Gestantes, lactantes, crianças, pessoas diagnosticadas com doenças psiquiátricas ou com sintomas de depressão devem consultar seu médico de confiança para consumir de forma segura essas bebidas.

"De maneira geral, todos os chás e ervas, se consumidos além da quantidade recomendada, podem provocar desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarreia e aumento de flatulência", alerta Karoline. "Lembro ainda que alguns tipos de chás podem provocar reação adversa, caso a pessoa tenha alergia a algum composto ou ainda provocar interação medicamentosa", adverte. Por isso, se estiver utilizando algum medicamento, é necessário consultar um médico para ter certeza de que não haverá riscos à saúde.

chá de alecrim - iStock - iStock
O chá de alecrim auxilia tanto nos sintomas de estresse e ansiedade como na sensação de cansaço
Imagem: iStock

Chás que acalmam

Confira a seguir nove substâncias fitoterápicas para acalmar em forma de chá e seus benefícios:

Alecrim: erva aromática fonte de fibras, vitaminas A, C, além dos minerais cálcio e potássio, ela também é indicada como uma bebida relaxante. O chá de alecrim atua como um antidepressivo natural no sistema nervoso central, auxiliando tanto nos sintomas de estresse e ansiedade, como na sensação de cansaço.

Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que têm propriedades calmantes e relaxantes. É ainda uma ótima aliada contra a tensão nervosa.

Camomila: a principal substância responsável pelos efeitos calmantes da erva se chama apigenina, que se liga aos receptores GABA-A de forma parecida aos benzodiazepínicos, remédios normalmente usados para reduzir a ansiedade. A camomila também possui glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso central.

Erva-cidreira ou melissa: é rica em óleos essenciais, compostos flavonoides e fenólicos que têm propriedades calmantes e sedativas. O ácido rosmarínico presente na planta age aumentando a atividade de neurotransmissores do cérebro como o GABA, principal neurotransmissor depressor do sistema nervoso central, contribuindo para a sensação de relaxamento do corpo e diminuição de sintomas como agitação e nervosismo.

Erva-de-são-joão: conhecido como antidepressivo natural e restaurador para o sistema nervoso central. A planta pode ser usada para diminuir sintomas de depressão, ansiedade e agitação nervosa.

Erva-doce: o aroma doce e intenso remete a aconchego do lar, da família, mas seus compostos ativos também atuam como coadjuvantes no controle de sintomas de distúrbios mentais e emocionais, trazendo a sensação de calma e tranquilidade. Também é recomendada nos casos de dor de estômago (que também pode ser reflexo do estresse).

Folha de maracujá: a passiflora incarnata, presente no chá, tem flavonoides e alcaloides que apresentam suave efeito ansiolítico. O ácido fólico presente na planta medicinal também serve para redução de vários sintomas de distúrbios mentais e emocionais, como ansiedade e depressão.

Tília: embora não seja muito conhecido pelos brasileiros, essa planta medicinal de origem europeia é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais na forma com flores e folhas secas que podem ser apenas de uma espécie ou uma mistura das três principais espécies: Tília cordata, Tília platyphyllos e Tília X vulgaris. Algumas investigações demonstraram que o chá de tília consegue diminuir a ação do sistema nervoso central, levando à calma e aliviando as crises de ansiedade.

Valeriana: o ácido valerênico diminui a degradação do GABA, aumentando sua atividade. Por essa ação calmante e estimulante do sono, é recomendada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado, o ácido valerênico diminui a degradação do GABA e isso aumenta sua atividade (e não diminui). A informação já foi corrigida no texto.