Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasil recebe 5,1 milhões de doses da Pfizer, maior remessa em um dia

De acordo com a Pfizer, com as remessas de ontem, são 72 milhões de doses do imunizante entregues ao país - Dado Ruvic/Reuters
De acordo com a Pfizer, com as remessas de ontem, são 72 milhões de doses do imunizante entregues ao país Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do VivaBem, em São Paulo

13/09/2021 08h52

O Brasil recebeu ontem 5.181.930 doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. Trata-se da maior remessa já entregue pela farmacêutica em um dia, segundo a Saúde, desde o início da campanha de vacinação.

As doses foram distribuídas em quatro voos que saíram do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, e pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Após o desembarque, as vacinas foram levadas para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e, em seguida, serão enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

Na sexta-feira, a secretaria de Saúde de São Paulo anunciou que, com a falta da AstraZeneca, a população poderá tomar a segunda dose contra a covid-19 com a vacina da Pfizer, a partir desta semana. Entretanto, há uma restrição: a mudança é permitida apenas para quem estiver com a dose de AstraZeneca vencida entre os dias 1º e 15 de setembro.

A troca entre as duas vacinas foi aprovada pelo Ministério da Saúde e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) e Comitê Científico do Estado, além da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com a Pfizer, com as remessas de ontem, são 72 milhões de doses do imunizante entregues ao país. No total, segundo a empresa, o Brasil receberá 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2021, por meio de dois contratos de fornecimento da vacina.

O primeiro contrato, fechado com o Ministério da Saúde em 19 de março, prevê a entrega de 100 milhões de doses até o fim de setembro. Já o segundo, assinado em 14 de maio, prevê mais 100 milhões entre outubro e dezembro.

* Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo