Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Paraíba confirma a primeira morte por variante delta no estado

Variante delta do coronavírus é considerada mais transmissível e é alvo de preocupação no Brasil - Pixabay
Variante delta do coronavírus é considerada mais transmissível e é alvo de preocupação no Brasil Imagem: Pixabay

Do VivaBem, em São Paulo

01/09/2021 09h12

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba confirmou a primeira morte de uma pessoa infectada pela variante delta do novo coronavírus no estado. A informação consta na nota técnica divulgada pela secretaria, que não detalha o perfil do paciente.

Ao todo, a Paraíba identificou 25 casos da variante delta, considerada mais transmissível e é alvo de preocupação em todo o Brasil. Segundo a secretaria, 87 amostras sugestivas para a variante delta foram enviadas para sequenciamento na Fiocruz/Rio de Janeiro, com a confirmação de 25 delas.

Os casos foram confirmados em 12 municípios: Alagoa Nova (03), Barra de Santana (02), Cabedelo (01), Campina Grande (09), Cruz do Espírito Santo (01), João Pessoa (02), Lagoa Seca (01), Massaranduba (01), Matinhas (01), Queimadas (02), Salgado de São Felix (01) e Taperoá (01).

Segundo a secretaria, a data de sintomas do primeiro caso da variante delta confirmado no estado é do dia 15 de julho, em Campina Grande. Entre os casos da nova variante, três foram em idosos com esquema vacinal completo. A faixa etária de 30 a 49 anos representa 32% (08 casos) das 25 amostras sequenciadas.

Quanto à gravidade da doença, 22 apresentaram um quadro leve de síndrome gripal e três tiveram síndrome respiratória aguda grave, com internação. Uma delas morreu.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse que setembro é um mês considerado fundamental para o controle da covid-19 no estado.

"Esse mês de setembro será um mês teste. Já se observa em muitos municípios um RT acima de 1. Mais do que nunca é importante evitar aglomerações e manter o uso da máscara, lavagem das mãos e monitoramento dos casos. Reforçamos junto aos gestores municipais que também é necessário a busca ativa daqueles que não tomaram a segunda dose, não concluindo o esquema vacinal", disse.