Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cidade de São Paulo tem 310 mil pessoas com 2ª dose atrasada, diz Nunes

Ricardo Nunes mostra seu cartão de vacinação; prefeito pede conscientização  - Lucas Borges Teixeira/UOL
Ricardo Nunes mostra seu cartão de vacinação; prefeito pede conscientização Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Do VivaBem, em São Paulo*

30/08/2021 09h00

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que 310 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra a covid-19 atrasada na cidade. Em entrevista à TV Globo, Nunes pediu que as pessoas que perderam o prazo procurem os postos de saúde para completar a imunização.

"Queria fazer um pedido para as pessoas que não tomaram a segunda dose e passou o prazo. Nós estamos com 310 mil pessoas que faltam tomar a 2ª dose e que venceu o prazo", disse Nunes.

O prefeito de São Paulo concedeu a entrevista ao lado da filha Isabela, que tem 15 anos e iniciará hoje a imunização contra a covid-19.

A Prefeitura estima em 411.662 o número de pessoas entre 15 e 17 anos, faixa etária apta a receber a 1ª dose a partir de hoje.

A partir de hoje, adolescentes de 12 a 14 anos poderão se inscrever nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a "xepa" —eventuais doses que sobram ao final do dia.

A vacina da Pfizer é a única aprovada até o momento para menores de idade.

Conscientização

A partir de quarta-feira (1), a cidade de São Paulo passará a exigir o "passaporte da vacina" na entrada de shows, congressos, jogos de futebol e outros eventos com público superior a 500 pessoas. O ingresso será liberado para quem tomou ao menos uma dose do imunizante anticovid.

O decreto também recomenda o "passaporte" a todos os estabelecimentos, o que inclui bares, shoppings, restaurantes e comércio em geral. A adesão não é, contudo, obrigatória nestes locais.

A determinação prevê que o frequentador apresente o comprovante físico ou digital (nas plataformas VaciVida e ConectSus) de vacinação na entrada do evento. A comprovação terá a autenticidade verificada por QR Code, pelo aplicativo E-saúde, da Prefeitura.

"Contamos muito com a consciência das pessoas. Se eu for a um estabelecimento que exija [o passaporte da vacina], vou me sentir mais seguro", disse.

*Com informações da Agência Estado.