Topo

Prefeitura e Butantan identificam 4 casos da variante Delta em São Paulo

Os casos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde - Divulgaçao/Governo do Paraná
Os casos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde Imagem: Divulgaçao/Governo do Paraná

Do VivaBem, em São Paulo

21/07/2021 17h55

A Prefeitura de São Paulo e o Instituto Butantan identificaram mais quatro casos da variante Delta do coronavírus na capital paulista. Os pacientes diagnosticados estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A identificação foi feita por meio de um monitoramento ativo fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Butantan. Dois casos foram encontrados entre moradores da Zona Leste, um da Zona Sul e um do Centro da cidade.

Em São Paulo, cerca de 600 amostras são enviadas toda semana para o Instituto Butantan, que realiza o sequenciamento genético com o objetivo de idetificar variantes do vírus.

Parcerias semelhantes a do Instituto Butantan também foram feitas pela prefeitura com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, da USP, e o Instituto Adolfo Lutz para monitorar a circulação de novas variantes pela cidade.

A Delta preocupa o governo do estado. Segundo o presidente do Butantan, Dimas Covas, o centro de pesquisa está trabalhando no isolamento da variante para depois avaliar, em laboratório, qual o desempenho do soro e vacinas desenvolvidos pelo instituto. Ele disse ainda que a necessidade de uma terceira dose vem sendo analisada.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, que participou da mesma entrevista coletiva que Dimas Covas, para conter o avanço da pandemia é necessário um tripé entre a vacinação, o bloqueio e o monitoramento de contactantes, além da manutenção de regras sanitárias.