PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Anvisa recebe pedido de autorização de medicamento para tratamento da covid

Anvisa recebeu ontem pedido para a liberação do medicamento Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal, para o tratamento da covid - Ueslei Marcelino/Reuters
Anvisa recebeu ontem pedido para a liberação do medicamento Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal, para o tratamento da covid Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 13h03Atualizada em 20/07/2021 13h14

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu ontem pedido para a liberação do medicamento Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal, para o tratamento da covid. A autorização seria de uso emergencial.

Segundo a Anvisa, as 24 horas seguintes ao pedido serão usadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis.

O medicamento ainda não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil até o momento. O pedido foi apresentado pela empresa GlaxoSmithKline.

Em nota, a Anvisa explicou que a análise de pedidos para uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar "que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos". Segundo a agência, a mesma equipe atua em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas para combate à covid-19.

A Anvisa tem 30 dias para analisar o pedido do medicamento, mas o prazo não considera o tempo de "exigência técnica", quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Anvisa.

Saúde