Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Anúncio de 3ª dose hoje é descabido', opina Renato Kfouri

Colaboração para o UOL

19/07/2021 11h59

O infectologista Renato Kfouri, que é presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) defendeu que o anúncio de uma nova campanha anual de vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo é "descabido" no cenário atual.

"Eu achei descabida essa decisão de São Paulo. Não é possível que a gente marque uma data para começar a terceira dose, a gente não sabe quando vamos acabar a primeira, que cobertura teremos, quem vai precisar, com que vacina. Marcar data hoje me lembrou muito a situação do lançamento das vacinas quando a gente começou lá atrás. Marcar a data da primeira aplicação, que foi em outubro, novembro, dezembro. Os estudos clínicos estavam ocorrendo. Aqui é algo semelhante. É um anúncio fora de contexto", afirmou durante o UOL Debate desta segunda-feira (19).

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou hoje que a vacinação contra covid-19 será anual e a nova campanha deverá ser iniciada já em janeiro de 2022.

Em coletiva no Instituto Butantan, Gorinchteyn afirmou que não se trata de uma dose de reforço, como tem sido especulado sobre a CoronaVac, mas uma campanha de imunização frequente, como a da gripe. O plano depende da articulação do Ministério da Saúde, que não respondeu a VivaBem sobre a possibilidade.

A data marca um ano do início da vacinação contra covid-19 neste ano, no Brasil. O secretário não deu mais detalhes sobre o planejamento para a nova campanha, mas disse já estar conversando com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) para organizar o calendário.

"Nós entendemos que, nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, [eles] também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país", declarou Gorinchteyn.