Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Após garantir Natal maravilhoso, Doria diz ainda estudar se libera eventos

19.mai.2021 - O governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes - Vinicius Nunes/Estadão Conteúdo
19.mai.2021 - O governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes Imagem: Vinicius Nunes/Estadão Conteúdo

Henrique Sales Barros, Leonardo Martins e Rayanne Albuquerque

Do VivaBem, em São Paulo

07/07/2021 14h41Atualizada em 07/07/2021 15h08

Após anunciar na última segunda-feira (5) que garantiria um "Natal maravilhoso", o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou hoje que a liberação dos eventos de fim de ano ainda está sendo estudada.

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, Doria disse que o último trimestre deste ano seria "cheio de alegria". "Eu posso te garantir que teremos um último trimestre deste ano cheio de alegria, cheio de convívio, e um Natal maravilhoso", afirmou.

A ansiedade por aberturas e flexibilizações, no entanto, não é endossada pelos técnicos da Saúde do governo, nem por parte dos membros do Centro de Contingência ao Coronavírus, segundo apurou a reportagem.

Em entrevista coletiva hoje, a reportagem do UOL questionou o governador se os anúncios de flexibilização poderiam estimular aglomerações na sociedade em meio ao surgimento da variante Delta. Doria respondeu que o momento "pede cautela", mas que é preciso manter "esperança e paz no coração das pessoas".

Na semana passada, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (DEM) afirmou que "a princípio" a cidade de São Paulo teria festas de Carnaval e Réveillon em 2022.

A reportagem relembrou a fala do prefeito durante a indagação, e Doria o defendeu. "Ele mencionou que estava estudando a possibilidade de realizar. Ele está sendo muito cuidadoso, muito zeloso, assim como o secretário da Saúde do município de São Paulo, Edson Aparecido. Uma coisa é você analisar, outra é você comunicar", declarou.

Somos muito a favor de, quando tivermos boas notícias, vamos dá-las. Evidentemente, pedindo cautela, como estamos fazendo, mas não vamos deixar de considerar que as boas notícias vão nos colocar nos trilhos da proteção individual, da saúde e da retomada da economia. Por isso estamos fazendo uma vacinação de forma tão intensa, cuidadosa e mantendo os devidos cuidados. O melhor sinal é: cuide-se, mas estamos melhorando."
João Doria, governador de SP

O coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus, Paulo Menezes, também defendeu que os anúncios não passavam a mensagem de "liberou geral".

"De forma alguma estamos passando a mensagem de que é o momento de começar a liberar geral. Pelo contrário: estamos constantemente reforçado a importância de darmos passos seguros, conforme os indicadores e o avanço da vacinação permitem", disse.

Flexibilização e antecipação do calendário

Doria também anunciou hoje que o calendário de vacinação contra covid-19 do estado de São Paulo será antecipado novamente, mas não divulgou as novas datas do cronograma.

O governo também flexibilizou os horários de funcionamento do comércio até as 23h, adiantada por ele no início da semana, a partir desta sexta-feira (9).

Até o momento, bares, restaurantes, padarias e comércios em geral só podiam funcionar com o limite de horário de fechamento às 21h. Apesar da ampliação, o "toque de recolher" entre as 23h e 5h está mantido.

O governo paulista também anunciou um cronograma de "eventos-teste" com pessoas vacinadas no estado a partir de 17 de julho. Serão realizados eventos como concertos musicais, shows, maratonas e festas para estudar o comportamento do vírus da covid-19 em pessoas imunizadas em aglomerações.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a desaceleração da curva de internações é a maior que temos desde o início do ano. "Com isso, podemos dar esse próximo passo de retomada segura e responsável no nosso estado."

Redução progressiva de indicadores e variante delta

Paulo Menezes também ressaltou, novamente, que o estado tem observado uma redução progressiva nos indicadores da covid-19 em São Paulo, especialmente na redução da velocidade dos números de pacientes internados com a doença.

Segundo dados do governo de São Paulo, o estado atingiu o maior índice de desaceleração de internações em 2021 na última semana, com redução de -2,95% em enfermarias e -1,69% em UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

O médico do centro de contingência declarou que, caso a redução dos casos continue, é possível que novas flexibilizações sejam adotadas em São Paulo. Ao mesmo tempo, ele esclareceu que a circulação da variante delta do vírus faz com que seja necessário manter as normas de segurança.

Sabemos que, na Europa e em Israel, ela tem provocado um aumento no numero de casos, inclusive com uma pequena redução na efetividade das vacinas utilizadas nesses países. Mas aqui nós precisamos de mais tempo. Essa variante delta, aqui, concorre com uma variante que já temos desde o início do ano, que é a gama."
Paulo Menezes

De acordo com o diretor-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, os números satisfazem a equipe gestora e se enquadram nas previsões sobre os benefícios da imunização.

Hoje, estamos com uma ocupação dos leitos de UTI em SP na ordem dos 69%, abaixo dos 70%. A Grande SP, hoje, tem uma ocupação de 64%, mesmo com a redução de alguns leitos, principalmente nos hospitais privados. Mesmo assim, a ocupação está em 64%. E a ocupação na Baixada Santista é de 44%, menos, bem menos da metade."
João Gabbardo