Topo

BH vai vacinar grávidas e puérperas sem comorbidades a partir de amanhã

Belo Horizonte ampliou a imunização para gestantes de qualquer período gestacional  - iStock
Belo Horizonte ampliou a imunização para gestantes de qualquer período gestacional Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

21/06/2021 17h44

A prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar a vacinação contra a covid-19 para grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) sem comorbidades a partir de amanhã. Com isso, gestantes em qualquer período gestacional poderão ser imunizadas.

Anteriormente, a imunização estava restrita a grávidas a partir da 29ª semana de gestação, ou terceiro trimestre.

Para receber a dose, as mulheres devem apresentar um documento que comprove a gestão - como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico, além de prescrição médica. Já as puérperas devem apresentar a DNV (Declaração de Nascido Vivo), certidão de nascimento ou óbito.

Os locais de vacinação para este público são exclusivos e podem ser acessados no site da Prefeitura.

Além dos documentos já citados, para receber a vacina, grávidas e puérperas sem comorbidades devem ser residentes de Belo Horizonte, e levar um documento de identificação com foto. Também não podem ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias, ou ter tido diagnóstico positivo para covid-19, com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Segunda dose da Coronavac e novos públicos

A prefeitura de BH também está convocando o público que não completou o esquema vacinal com a segunda dose da CoronaVac. A vacina estava em falta na capital.

Para a imunização, é preciso levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os postos de vacinação para este público podem ser conferidos aqui.

A secretaria Municipal de Saúde disse, ainda, que não será possível ampliar a vacinação para lactantes e por faixa etária "devido ao quantitativo [de doses] disponibilizado". O avanço na fila depende do recebimento de próximos lotes.

Na capital, os postos de vacinação vão funcionar de 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 nos pontos de drive-thru.