Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Estudo identifica os principais filmes que trazem sensação de bem-estar

Richard Gere e Julia Roberts em cena de "Uma Linda Mulher" (1990) - Divulgação
Richard Gere e Julia Roberts em cena de "Uma Linda Mulher" (1990) Imagem: Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2021 15h32

Você com certeza tem um filme favorito que traz aquela sensação deliciosa de bem-estar, certo? Esse gênero de "filmes felizes" virou objeto de estudo de um pesquisador alemão.

A ideia era entender por qual motivo esse tipo de longa melhora nosso humor e, claro, identificar as principais obras responsáveis por isso. O resultado da investigação foi publicado no periódico Projections em abril deste ano.

Destaque aos filmes de comédia romântica

A pesquisa incluiu cerca de 450 participantes da Alemanha, Áustria e algumas regiões da Bélgica e Suíça. As respostas apontam que as comédias românticas têm um potencial particularmente alto para elevação emocional.

Os filmes alegres que eles identificaram como típicos: "Uma Linda Mulher" ("Pretty Woman"), "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" ("Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain"), "Simplesmente Amor" ("Love Actually") e "Intocáveis" ("The Intouchables").

Duas características destacadas no estudo foram o elemento de humor e o clássico final feliz, mas não só isso, conforme explica o líder da pesquisa Keyvan Sarkhosh. "Os filmes alegres também podem ser identificados por certos padrões e personagens recorrentes da trama."

Amelie Poulain - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de 2001
Imagem: Reprodução/Twitter

"Frequentemente, isso envolve pessoas de fora em busca do amor verdadeiro, que precisam provar seu valor e lutar contra as circunstâncias adversas, e que acabam descobrindo seu papel na comunidade", conclui.

Leve como um conto de fadas

Esses filmes alegres são caracterizados não apenas por romance e humor, mas também por momentos de drama — que geralmente têm um forte efeito emocional sobre os espectadores.

Ao mesmo tempo, esses recursos são frequentemente incorporados em um cenário de conto de fadas, que é outro aspecto típico do gênero e contribui consideravelmente para sua percepção de leveza. Não menos importante, a mistura de todos esses elementos pode ser considerada uma característica de filme alegres.

Cena do filme 'Intocáveis' - Divulgação - Divulgação
Cena do filme Intocáveis
Imagem: Divulgação

O estudo enfatiza o fato de que muitas pessoas assistem a filmes felizes especificamente para relaxar e levantar o ânimo. Inclusive, muitos dos participantes concordaram que, embora os filmes possam ser sentimentais, eles não eram extremamente melodramáticos e, acima de tudo, eram tecnicamente bem feitos.

A esse respeito, o uso positivo do rótulo de gênero pelos espectadores difere consideravelmente da perspectiva predominantemente negativa apresentada por críticos profissionais de cinema.