Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Turma da Mônica e Butantan fazem campanha sobre importância das vacinas

Reprodução
Imagem: Reprodução

De VivaBem, em São Paulo

15/04/2021 11h44

O Instituto Butantan, a farmacêutica Sanofi Pasteur e Mauricio de Sousa Produções lançaram ontem (14) a campanha "A Importância da Vacinação", para conscientizar professores, estudantes, famílias e o público em geral sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças.

A iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o apoio das secretarias da Saúde do município e do estado de São Paulo.

Foi lançada uma revista em quadrinhos "Vacinação, Vida e Saúde de Montão", produzida pela Mauricio de Sousa Produções, publicação que está disponível no site da campanha.

Nesse mesmo canal, os professores e interessados poderão acessar nove videoaulas relacionados a vacinas, um Game da Imunidade, entre outros materiais didáticos sobre vacinação.

Vacina turma - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na cidade de São Paulo, quando as aulas presenciais voltarem, a revistinha será distribuída para os cerca de 326 mil alunos do 1º ao 7º ano. A campanha reforça a importância de se proteger contra doenças infecciosas, em especial a gripe, buscando diminuir os seus impactos à saúde, o que nesse momento é especialmente importante para evitar a sobrecarga ainda maior dos sistemas de saúde.

"Reforçar estratégias que ajudem na proteção contra doenças preveníveis, como a gripe, é fundamental. Manter a carteirinha de vacinação atualizada é imprescindível para alcançarmos os benefícios individuais e coletivos, principalmente durante a pandemia de covid-19", afirma Dimas Tadeu Covas, presidente do Instituto Butantan.

No gibi da campanha, Mônica e seus amigos viajam numa máquina do tempo, contando a história das vacinas e de como o vírus da gripe ataca o organismo. "Esta é uma oportunidade de, por meio dos nossos personagens, chamar a atenção das famílias para informações de qualidade a respeito da vacinação e levar às pessoas a um debate tão relevante, de forma lúdica e divertida", afirma Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Importância da vacina da gripe

A rede pública de saúde começou na segunda (12) a campanha nacional de vacinação contra a gripe para prevenir a contaminação pelo vírus influenza. A campanha deve se estender até o dia 9 de julho e tem como objetivo vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis, o que inclui mais de 79 milhões de pessoas.

Velho conhecido do sistema de saúde, o influenza costuma circular no Brasil com mais intensidade a partir de março e pode ser um dos causadores da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

A vacina da gripe é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso para a saúde. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes aos da gripe", afirma Raquel Muarrek, infectologista da Rede D'Or.

O influenza ainda é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças —público bastante vulnerável também ao novo coronavírus. Além disso, estar imunizado também reduz os casos gripais em que há a necessidade de cuidados intensivos —aumentando a disponibilidade de leitos justamente em um momento em que os hospitais e clínicas encontram-se em colapso por conta da alta demanda de pacientes graves de covid-19.

"A imunidade contra a gripe ainda evita a possibilidade de co-infecção, ou seja, infecção pelo coronavírus e influenza, o que pode agravar a doença, aumentando as chances de óbito", alerta Maruyama.

#VivaBemComVacina

Vacinas funcionam e são seguras. Para inspirar confiança no poder e segurança das vacinas, VivaBem também lançou no fim de março a campanha #VivaBemComVacina.

Para responder às principais dúvidas dos internautas, o perfil do Instagram @Vivabem_UOL, tem usado carrosséis de conteúdo, gráficos de fácil leitura, um dicionário dos principais termos, além de respostas pontuais aos fãs e seguidores das redes.

Tem mais: os usuários do Instagram têm disponíveis os filtros "VivaBem com Vacina" e "VivaBem com Máscara" para usar em seus stories e ajudar na divulgação da campanha, reforçando aos seus seguidores, amigos e familiares o quão importante é a vacinação e outros cuidados para controlar a pandemia do novo coronavírus.

A fonte das informações é a produção diária de notícias em VivaBem que, desde o início da corrida pelas vacinas contra a covid-19, repercute estudos científicos confiáveis, apura, junto aos maiores especialistas, a questão da eficácia das vacinas, e desvenda as tecnologias e avanços de laboratórios em todo o mundo.