Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Óvulos de Thammy Miranda podem ser implantados na esposa; entenda a técnica

Reprodução
Imagem: Reprodução

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

02/04/2021 13h06

Antes de retirar os ovários, Thammy Miranda, homem transexual, congelou os óvulos. A técnica permite que possam ser implantados em sua esposa, Andressa Ferreira, caso decidam aumentar a família.

A realização do procedimento voltou à tona após Andressa responder, no Instagram, a dúvida de um seguidor sobre a possibilidade de filhos com os óvulos de Thammy.

Como funcionaria se Thammy e Andressa decidissem ter filhos?

De acordo com o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, a técnica utilizada seria a FIV (fertilização in vitro).

"Comum para mulheres que não querem engravidar na faixa dos 30 anos, o procedimento consiste em colher os óvulos via exame transvaginal e congelá-los durante o tempo que a paciente precisar. Depois, quando chegar o momento escolhido para a gravidez, eles são fertilizados no laboratório com sêmen do marido e implantados no útero da mulher. No caso de Thammy e Andressa, precisarão de um doador escolhido de um banco de sêmen para completar o processo."

Quanto mais cedo os óvulos são congelados, melhor. Isso por que a produção de óvulos no corpo feminino só diminui com o passar dos anos. Depois, o mais importante não é se a mulher que gerará a criança esteja em idade fértil — são os óvulos jovens que mais influenciam no sucesso da gravidez.

Procedimento é o mesmo realizado para gerar Bento, primeiro filho do casal

Bento, o primogênito de Thammy e Andressa, foi gerado exatamente como o descrito acima: por fertilização in vitro com o esperma de um doador. A diferença é que a gestação foi feita com o óvulo de Andressa.

Caso decida usar seus óvulos congelados, a criança teria o DNA de Thammy, o que não aconteceu na primeira gestação.

Mas embora não tenham laços sanguíneos, o casal usou da tecnologia para que Bento também pudesse parecer com o pai. No banco de esperma escolhido em uma clínica de Miami, eles utilizaram um programa chamado 'Facemask', guiado pelos pontos do rosto, como sobrancelha, olho, nariz, boca e maxilar. O doador selecionado tinha pontos até 95% parecidos com os de Thammy.