PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Mariana Rios: "Não passo vontade, como bolo, doces e tudo o que gosto"

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

30/03/2021 04h00

Desde o início da juventude, Mariana Rios se preocupa com a saúde do corpo e com a aparência —mas a vaidade nunca foi uma obsessão e a atriz afirma que nunca se privou de comer o que gosta em troca de conquistar a "forma física perfeita".

Como uma legítima mineira, ela confessa que é boa de garfo. "Eu como muito bem, eu gosto de comer. A comida lá de casa sempre foi arroz, feijão, carne, muito legume e salada", conta.

Com 1,66 m de altura e 52 kg, Mariana explica que nunca investiu em dietas "malucas" ou extremamente restritivas para alcançar resultados. Seu segredo para manter o corpo magro e definido é o equilíbrio —e para isso ela sempre conta com o acompanhamento de uma nutricionista.

Sexta-feira é o dia de beber com as amigas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Sexta-feira é o dia de beber com as amigas
Imagem: Arquivo pessoal

Na sexta-feira, por exemplo, ela bebe o que tem vontade durante o almoço —ritual que é sagrado para a atriz e cantora e que sempre conta com a participação de suas três amigas. Ficou curioso para saber o que ela toma? "Vinho, champanhe, negroni, o que você quiser", comenta aos risos.

Já sábado é dia de "enfiar o pé na jaca" e comer tudo aquilo que tem vontade.

"Amo doce e sou viciada em chocolate ao leite, não fico sem. Faço uma receita de bolo de chocolate aqui em casa com uma ganache de chocolate em cima e brigadeiro. Em dois dias, como o bolo inteiro sozinha. Além de todo o chocolate do mundo, como batata frita, x-burguer, sorvete...", confessa a atriz, que não se arrepende de fazer a sua vontade aos sábados —e no domingo, quando sobra bolo—, mas depois mantém-se na linha durante o resto da semana.

Mariana comendo hamburguer vegetariano com a prima, Jaqueline Vaz - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Mariana comendo hambúrguer vegetariano com a prima, Jaqueline Vaz
Imagem: Arquivo pessoal

De domingo à quinta-feira, ela evita "besteiras" e álcool e se alimenta de forma equilibrada, de três em três horas. Normalmente, a atriz não abre mão da dupla preferida dos brasileiros: arroz com feijão. Para acompanhar, sempre comida de verdade, que encontramos na feira e no açougue. Mariana Rios gosta de moranga, chips de batata, batata-doce, brócolis, tomate, carne moída —lembrando que a artista já ficou cinco anos sem comer carne e voltou recentemente, por questões de saúde [ela preferiu não dar mais detalhes sobre o assunto].

No cardápio do dia a dia, os alimentos industrializados passam longe. Até molho de tomate ela prefere que seja fresco —e o macarrão é feito com massa caseira. "Tanto é que a minha geladeira quase sempre é vazia, porque tudo é comprado no dia em que será preparado", conta.

De domingo à quinta-feira, o cardápio é elaborado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
De domingo à quinta-feira, o cardápio é elaborado
Imagem: Arquivo pessoal

Aos 35 anos, Mariana, que também é apresentadora e compositora, diz que nessa fase da vida já não dá para ser 8 ou 80 o tempo todo. É preciso começar a se preocupar mais com a saúde.

"Assim como não dá para beber todos os dias ou só comer chocolate, pois não é saudável, também não dá para viver só de alface", afirma a autora do livro "Basta Sentir", lançado em dezembro de 2020.

Críticas ao corpo

Mariana conta que sempre foi muito magra e já chegou a sofrer bullying por causa disso. Hoje, entretanto, ela aprendeu a lidar com as críticas e já não sofre mais como antes.

"Quando você sabe quem você é, as coisas que falam em volta não fazem sentido, a não ser as críticas construtivas"

Ela está sempre se exercitando - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ela está sempre se exercitando
Imagem: Arquivo pessoal

"Cada um tem um biotipo, e você precisa entender e aceitar o seu corpo. Quando criança e adolescente, sofria por ser magra demais. Me chamavam de vários apelidos na escola. Hoje, adoro o meu corpo e estou feliz com ele —antes eu não gostava", compartilha a atriz.

"O que as pessoas falam de você é o que existe dentro delas", reforça, salientando que sua saúde física e mental, que caminham juntas, vão muito bem, obrigada.

Treino de segunda a sexta

Além da boa alimentação, outra coisa muito importante para a saúde e que não pode faltar na rotina de Mariana Rios é a prática de exercícios.

"Faço musculação todos os dias, treino muay thai duas vezes por semana e agora comecei a jogar tênis", diz. Ela acrescenta que a musculação faz por necessidade, por saber que o exercício de força é essencial para a saúde, não porque gosta e tem vontade.

Muay thai é prioridade - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Muay thai é prioridade
Imagem: Arquivo pessoal

No entanto, devido à pandemia a rotina mudou e ela chegou, inclusive, a parar de fazer atividade física.

Ano passado, quando as academias estavam fechadas, Mariana optou por algumas atividades em casa mesmo.

"Destinei minha atenção para outras coisas: peguei os livros de receitas das minhas avós, fui fazer aquele monte de doces e comia tudo. Escrevi meu livro, cuidei da minha parte espiritual —e voltei também os meus estudos para o piano", descreve.

Quando Mariana pôde voltar aos treinos normalmente, ela já havia ganhado 5 kg —o que não chegou a ser um grande problema e foi resolvido rapidamente, já que ela tem facilidade em manter uma rotina de boa alimentação, treino e sono adequado —ela dorme cerca de nove horas por noite.

"Eu acho que é muito importante a gente fazer exercício físico, escolher um que dê prazer. Movimentar o corpo, saber o que come, ter consciência disso e viver a vida em equilíbrio. Isso precisa ser uma meta"

A atriz conta que as mudanças repentinas no treino provocadas pela pandemia não foram um problema, pois ela está acostumada com isso.

"Quando estou em gravação ou preciso viajar para trabalhar, as coisas mudam. Daí não consigo malhar, mas a gente vai se adaptando dentro dessa rotina", diz a atriz. "Por isso é importante criar algumas regras. Se você estabelece que só tal dia vai comer as besteiras que quer, o corpo se adapta e já espera por aquilo. Porque viver é preciso", acredita Mariana Rios, afirmando que para tudo tem um limite e, quando não fazemos nada que realmente nos dê prazer, corremos o risco até mesmo de adoecer, senão o corpo, a mente.

Saúde