Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisa: 35% dos brasileiros pretendem cuidar mais da saúde em 2021

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

23/03/2021 14h14

Com os impactos da pandemia, os brasileiros pretendem cuidar mais da saúde durante esse ano. É o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey no Brasil todo.

Os dados foram coletados entre os dias 5 e 7 de janeiro e 5 a 7 de fevereiro de 2021. Ao todo, foram entrevistadas 2.000 pessoas para entender o comportamento da população em relação aos serviços de saúde e à telemedicina.

Quais foram os resultados?

O levantamento mostrou que 35% dos brasileiros pretendem cuidar mais da saúde ainda esse ano. E ao menos 14% dos entrevistados sabem que precisam marcar consultas ou exames atrasados.

Outro ponto abordado foi a urgência dos casos: 47% dos entrevistados declararam que deixam para marcar uma consulta quando já estão com algum sintoma.

A pesquisa também mostrou que 32% dos pacientes já fazem agendamento pela internet, embora a maioria ainda prefira o modo convencional, por telefone. A clínica geral ainda é a especialidade mais procurada, seguida por ginecologia e psicologia/psiquiatria.

Consultas online

A telemedicina tem se popularizado cada vez mais desde o início da pandemia, pois permite a consulta com o médico sem sair de casa. No entanto, apenas 11% dos participantes da pesquisa já fizeram uma teleconsulta. E desses, 29% não acreditam que esse modelo substitua o tradicional encontro presencial com o médico.

Já quando questionados sobre a covid-19, 31% dos entrevistados acreditam que a consulta por telemedicina é a forma mais segura. Mas entre os principais pontos negativos levantados por esse método estão a falta de segurança, pois os pacientes não confiam na consulta por vídeo, e a impossibilidade de fazer qualquer exame presencial.