Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Merck: remédio em teste reduz infecção por covid-19, aponta dado preliminar

Remédio molnupiravir está na fase 2 de estudos - iStock
Remédio molnupiravir está na fase 2 de estudos Imagem: iStock

De Viva Bem, em São Paulo*

06/03/2021 08h31

A empresa norte-americana Merck, que no Brasil e em outros países fora dos EUA e Canadá é chamada de MSD (Merck Sharp & Dohme), anunciou hoje que dados preliminares apontaram que o medicamento antiviral experimental molnupiravir reduz mais rapidamente infecções provocadas pelo novo coronavírus quando administrado na fase inicial da covid-19.

O remédio está sendo desenvolvido em parceria com a Ridgeback Bio e atualmente se encontra na fase 2 de estudos, que deve ser concluída em maio deste ano. Ainda não há previsão de quando o medicamento, se aprovado, poderá ser disponibilizado.

"Os resultados do objetivo secundário neste estudo, de uma diminuição mais rápida do vírus infeccioso entre os indivíduos com covid-19 inicial tratados com molnupiravir, são promissores", disse William Fischer, Professor Associado de Medicina da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, em uma declaração das empresas.

A Merck decidiu se concentrar em tratamentos terapêuticos depois que suas duas vacinas contra covid-19 falharam em gerar as respostas imunológicas desejadas, levando-a a abandonar o programa em janeiro.

*Com informações da Reuters.