Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Reabilitação melhora em 26% a recuperação de pacientes pós covid-19

Projeto piloto de reabilitação foi realizado em cinco hospitais do SUS e demonstrou resultados importantes na recuperação da independência motora e funcional de pacientes - Rovena Rosa/Agência Brasil
Projeto piloto de reabilitação foi realizado em cinco hospitais do SUS e demonstrou resultados importantes na recuperação da independência motora e funcional de pacientes Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Do VivaBem*, em São Paulo

28/02/2021 04h00

Os primeiros resultados do projeto-piloto "Reabilitação pós-Covid-19" apontam que os pacientes que tiveram Covid-19 podem ter uma melhora na condição motora e funcional no SUS (Sistema Único de Saúde).

Após três visitas e dois encontros virtuais em cinco hospitais do SUS, localizados nas cinco regiões do país, entre novembro/2020 a dezembro/2020, para avaliar o desempenho na assistência hospitalar em pacientes pós-covid-19, possibilitaram um resultado no aumento de 26% na evolução dos pacientes em relação à independência motora e funcional.

Além de elevar para 120% o valor agregado da internação até a alta de cada paciente, ou seja, mais qualidade nos serviços de saúde prestados e melhor experiência vivida por eles.

"O nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos nossos usuários, principalmente àqueles que ficam debilitados, acometidos pela Covid-19 e outra doença crônica associada, diminuindo assim o aparecimento de novas patologias indesejáveis", comenta o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otavio Franco Duarte.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), executada pelo Hospital Sírio Libanês.

Os projetos implementados no Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Palmas (TO) e Hospital Geral do Trabalhador (PR), tem como objetivo trabalhar a reabilitação de pacientes críticos pós Covid-19, implementar a alta segura, o giro de leitos e promover a retomada segura das atividades hospitalares eletivas no SUS.

O Hospital Geral de Fortaleza, no Ceará, implementou 97% das ações planejadas e conseguiu atingir 60% de evolução geral. Já o Hospital Municipal de Contagem, me Minas Gerais, conseguiu implementar 74% das ações do projeto e mostrar um quadro de evolução de 267% geral nos serviços de saúde prestados.

Um dos desafios do projeto é implementar o trabalho das equipes multiprofissionais e capacitar esses profissionais em meio a pandemia. Na fase piloto, cerca de 250 profissionais foram capacitados em mais de 320 horas de troca de conhecimento mútuo.

O "Reabilitação pós-Covid-19" tem duas fases, a primeira tem duração de dois meses de intervenção e a segunda consiste em quatro meses de monitoramento. A equipe de intervenção é composta por: médico, especialista em gestão hospitalar, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, fonoaudiólogo e assistente social.

O projeto continuará no próximo triênio 2021-2023 e deverá atender dez hospitais por ano.

* Com informações do Ministério da Saúde