Topo

Dieta mediterrânea pode melhorar funções cognitivas, sugere estudo

Carne vermelha é consumida raramente na dieta mediterrânea - autumnhoverter/iStock
Carne vermelha é consumida raramente na dieta mediterrânea Imagem: autumnhoverter/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

11/02/2021 15h49

Muito popular nos últimos anos, a dieta mediterrânea, rica em frutas, vegetais, peixe e derivados do leite, já foi relacionada a diversos benefícios para a saúde. Agora, um novo estudo mostra que adultos adeptos à dieta podem apresentar melhores funções cognitivas com o passar dos anos.

A conclusão faz parte de um estudo publicado no periódico Experimental Gerontology, volume 142, de dezembro de 2020.

Como o estudo foi feito

  • Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, testaram as habilidades cognitivas de 511 pessoas com 79 anos de idade, em média, e sem demência;
  • Os participantes fizeram testes de resolução de problemas, velocidade de raciocínio, memória e conhecimento de palavras;
  • As pessoas também responderam um questionário sobre seus hábitos alimentares durante um ano;
  • Mais de 350 participantes passaram por uma ressonância magnética do cérebro para obter informações sobre a estrutura do cérebro;
  • A equipe usou modelos estatísticos para procurar associações entre a dieta e as habilidades de pensamento e saúde do cérebro de uma pessoa na vida adulta.

Quais foram os resultados do estudo

Os resultados mostram que, em geral, as pessoas que mais aderiram à dieta mediterrânea tiveram as pontuações mais altas nos testes, mesmo quando contabilizando QI na infância, tabagismo, atividade física e fatores de saúde. As diferenças foram pequenas, mas estatisticamente significativas.

Além disso, os componentes individuais da dieta que pareciam estar mais fortemente associados a melhores habilidades de raciocínio foram vegetais de folhas verdes e menor ingestão de carne vermelha.

No entanto, o estudo não encontrou nenhuma ligação entre a dieta de estilo mediterrâneo e uma melhor saúde do cérebro.

Os marcadores de envelhecimento cerebral saudável não diferiram entre aqueles que comem regularmente uma dieta mediterrânea e aqueles que não o fazem.

Essas últimas descobertas sugerem que esta dieta baseada principalmente em vegetais pode ter benefícios para o funcionamento cognitivo à medida que envelhecemos.

Por que este estudo é importante?

Os pesquisadores dizem que as descobertas deste estudo aumentam as evidências de que um estilo de vida mais saudável, um dos aspectos da dieta, está associado a melhores habilidades cognitivas na vida adulta.