Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Falta de vitamina C pode piorar sangramento das gengivas, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

05/02/2021 13h02

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que a falta de vitamina C adequada, também conhecida como ácido ascórbico, pode ser uma das causas para o sangramento das gengivas.

Publicado no dia 1 de fevereiro de 2021, na revista Nutrition Reviews, o estudo aponta que escovar os dentes e passar o fio dental pode não ser o suficiente para conter o sangramento das gengivas, a famosa gengivite, causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou tártaro, bem como outros problemas periodontais que afetam o tecido das gengivas e os dentes.

Nos estágios iniciais da gengivite, as gengivas podem inchar e sangrar. Mas, se não tratada, esses sintomas podem piorar, fazendo com que a gengiva se afaste dos dentes, resultando em perda óssea e dentária.

Os tratamentos básicos para sangramento nas gengivas incluem a adição de mais escovação e uso do fio dental diariamente.

Como foi feito o estudo?

Os pesquisadores fizeram uma meta-análise de vários estudos já feitos sobre o tema, o que significa que primeiro é feita a coleta de forma sistemática de todos os dados disponíveis — sem quaisquer filtros específicos. Depois, a equipe avalia a qualidade deles para checar se é suficientemente boa, seguindo os critérios científicos, e com dados homogêneos.

Se a resposta for positiva, juntam-se todas as pesquisas e os cientistas realizam uma análise para ver se os diferentes estudos —muitas vezes feitos em países variados e com pessoas de perfis distintos— são compatíveis (em questão de método de pesquisa) e se as conclusões de cada um concordam entre si. Se é o caso, a conclusão pode ser considerada robusta e indicar um caminho a seguir.

No caso deste estudo, especificamente, os autores revisaram dados de 15 ensaios clínicos em seis países, com 1.140 participantes, em sua maioria saudáveis.

Eles também analisaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 8.210 pessoas nos Estados Unidos que tinham algum grau de hemorragia ocular ou sangramento.

E quais foram os resultados?

Os participantes com baixos níveis de vitamina C no sangue eram mais propensos a ter sangramentos nas gengivas e uma taxa maior de sangramento no olho, conhecida como hemorragia retinal.

Além disso, a ingestão de vitamina C ajudou a interromper o sangramento nas gengivas e reverter os problemas de sangramento relacionados aos olhos.

Philippe Hujoel, principal autor do estudo e professor adjunto de ciências da saúde bucal na University of Washington School of Dentistry, disse que os resultados são significativos, porque a tendência de sangramento nas gengivas e hemorragia retinal pode indicar um problema com o sistema microvascular. Esse sistema abrange os minúsculos vasos sanguíneos do corpo, incluindo o cérebro, o coração e os rins.

No entanto, o especialista enfatiza que os dados obtidos não indicam uma relação direta entre o aumento dos níveis de vitamina C e a prevenção de AVCs ou outras condições microvasculares relacionadas.

Também foi observado que a prática da escovação e o uso do fio dental, embora sejam essenciais, podem não chegar à raiz do problema. Pesquisas anteriores também abordaram a vitamina C e sua conexão com sangramento nas gengivas.

Um estudo coreano publicado na PLOS One descobriu que os participantes com ingestão inadequada de vitamina C tinham 1,16 vezes mais probabilidade de ter periodontite do que aqueles com consumo adequado.

As recomendações atuais são insuficientes?

De acordo com o NIH (National Institutes of Health), dos EUA, a quantidade diária recomendada de vitamina C para o adulto médio é de 90 miligramas (mg) para homens e 75 mg para mulheres.

"Houve um tempo no passado em que o sangramento gengival era geralmente considerado um marcador potencial para a falta de vitamina C. Mas, com o tempo, isso foi abafado ou marginalizado por essa atenção excessiva para tratar o sintoma de sangramento com escovação ou uso do fio dental, ao invés de tratar a causa", finaliza Hujoel.

*Com informações da reportagem publicada em 22/01/2021.