PUBLICIDADE

Topo

VivaBem

Pfizer começa a vacinar voluntários que tomaram placebo em teste clínico

Vacina da Pfizer em laboratório de Cardiff, no País de Gales - JUSTIN TALLIS / various sources / AFP
Vacina da Pfizer em laboratório de Cardiff, no País de Gales Imagem: JUSTIN TALLIS / various sources / AFP

Do UOL, em São Paulo

20/01/2021 21h05

A Pfizer anunciou hoje que vai começar a imunizar 1.400 voluntários brasileiros que tomaram placebo durante a fase 3 do estudo clínico da vacina contra a covid-19. Em novembro, a Pfizer divulgou que o imunizante tem 95% de eficácia na prevenção da doença.

Segundo a empresa, os voluntários receberão gratuitamente as duas doses da vacina, que ainda não está disponível no Brasil. A farmacêutica Pfizer negocia a venda de vacinas com o Brasil desde junho do ano passado, mas o governo pede condições especiais para a compra.

"O procedimento está de acordo com as tratativas definidas juntos aos órgãos brasileiros Anvisa e Conep, e faz parte do termo de consentimento assinado pelos participantes no início da pesquisa", informou a Pfizer.

Para receber a vacina, os voluntários devem entrar em contato com os centros onde participaram dos testes. No Brasil, o estudo foi conduzido em Salvador e em São Paulo.

Entre julho e novembro de 2020, cerca de 2.900 brasileiros participaram do estudo clínico da vacina, desenvolvida em parceria com a BioNTech. Em todo o mundo, a terceira fase da vacina Pfizer/ BioNTech envolveu cerca de 44 mil voluntários, mas só metade recebeu vacina. A outra metade recebeu uma injeção de placebo, como é padrão nessa etapa.

VivaBem