PUBLICIDADE

Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Mirian Goldenberg: "Envelhecimento no Brasil é visto como morte simbólica"

Do VivaBem, em São Paulo

03/12/2020 18h02

Com ampla pesquisa na área de envelhecimento, a antropóloga Mirian Goldenberg, 63, fez o encerramento da primeira edição do Ageless Talks, transmitido pelo VivaBem, nesta quinta-feira (3). No vídeo, ela disse que o Brasil é "velhofóbico", já que impede que pessoas acima dos 40 anos sejam livres para fazerem o que bem entenderem.

"A sociedade diz que envelhecer é feio, que quando você envelhece não pode mais trabalhar, estudar, namorar, fazer escolhas, você não pode mais existir. É uma espécie de morte simbólica. O envelhecimento no Brasil é uma morte simbólica e nós envelhecemos muito cedo", disse.

Goldenberg ainda disse que as mulheres que têm entre 40 e 50 anos são as que mais sofrem com a espécie de prisão de padrões existente no Brasil. "Elas se sentem fracassadas por não corresponderem ao modelo de corpo jovem, magro, sensual e bonito". Isso explicaria, segundo ela, as brasileiras serem as mulheres, em todo o mundo, que mais fazem cirurgia plástica, usam botox, pintam o cabelo, fazem preenchimento, tomam remédio para emagrecer, ansiolíticos, antidepressivos e remédios para dormir.

A antropóloga comentou que muitas mulheres nessa faixa etária nem têm ainda a sensação de envelhecimento, mas de que se tornaram invisíveis, transparentes: "Só para vocês saberem, as brasileiras são as que mais deixam de trabalhar, de sair, de ir a festas, de ir à praia quando se sentem velhas".

Entretanto, ela observou um aspecto positivo em suas pesquisas: "Quando a gente envelhece, muitos desses medos desaparecem, porque a gente descobre que o tempo é nossa principal riqueza, nosso principal capital. E o que as mulheres mais querem é a liberdade. Liberdade para serem elas mesmas, para fugirem dessa prisão e serem como quiserem".

Nesse processo de aceitação, Goldenberg fala da importância da amizade entre as mulheres na luta contra a "velhofobia". "Nós precisamos combater a 'velhofobia' que existe dentro de nós mesmas. Não posso mais isso, não posso mais aquilo, estou velha, estou horrorosa, estou medonha, sou invisível. A gente enxerga a velhice de outras mulheres e julga com tanta crueldade". Para a antropóloga, é justamente nessa fase da vida em que se está no auge da força, da potência, da energia.

Ageless Talks


Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg