Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Frazão sobre menopausa: "Achei que ia ser um monstro, mas estava brilhando"

Do VivaBem, em São Paulo

03/12/2020 17h55

No último painel do programa Ageless Talks (Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude), que aconteceu nesta quinta-feira (3), a apresentadora e influenciadora fitness Solange Frazão, 57, disse que se surpreendeu com a forma como a menopausa (última menstruação) ocorreu.

"Foi aos 52 anos, não tive nenhum aviso do corpo, a não ser as falhas na menstruação. Achei que ia ser um monstro, um bicho de sete cabeças, um envelhecimento físico, mental, espiritual, mas eu estava brilhando, no melhor momento da minha carreira, da relação com meus filhos, com os meus netos chegando. Foi incrível! Comecei a me achar mais interessante, mais bonita. Havia uma ruga aqui outra ali, mas estava tudo em ordem", disse.

Segundo a ginecologista especialista em menopausa Flávia Fairbanks, o climatério (período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa) pode iniciar mais ou menos entre os 40 e 45 anos de idade até a data em que ocorre a última menstruação. "Nessa fase, 80% das mulheres afirmam sentir as ondas de calor, causadas por uma pane do sistema nervoso, devido à queda dos níveis de estrogênios no corpo", explica a médica.

É o caso da jogadora de basquete Janeth Arcain, 51. Ela conta que começou a sentir os fogachos no ano passado, mas não se adaptou. "Eles me incomodam muito. Quando você começa a suar quando está frio, se sente um peixe fora d'água. Tento me adaptar com uma alimentação mais saudável, apesar de ainda ser difícil equilibrar no dia a dia para que eles sumam". Segundo Fairbanks, a sensação costuma durar cinco anos.

Outros sintomas que podem indicar o início do climatério e da menopausa são a perda ou a diminuição da capacidade cognitiva, da memória e da concentração, assim como a depressão.

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg