Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é angioplastia, procedimento pelo qual Datena passou após infarto

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo*

26/10/2020 14h24

Após sentir fortes dores no peito, o apresentador Datena foi internado ontem (25) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em suas redes sociais, o jornalista tranquilizou seus seguidores e disse que está bem apesar da internação de última hora.

"Meus queridos amigos, minhas queridas amigas de todo o Brasil, hoje eu dei entrada no Hospital Sírio-Libanês com algumas dores no peito, passei por procedimentos, agora há pouco já saí do centro cirúrgico e estou em plena recuperação. Em breve espero estar com vocês de novo", disse.

No hospital, Datena passou por uma angioplastia, técnica considerada padrão-ouro no tratamento de infarto, caraterizado pelo bloqueio da circulação do sangue em pontos das artérias que irrigam o coração.

A interrupção do suprimento de sangue leva à morte do tecido cardíaco ao redor e, se não revertida, a tempo, pode matar.

O procedimento

Por meio da angioplastia, implanta-se um stent —uma estrutura metálica que funciona como uma "mola". Ela é introduzida fechada na artéria e expandida no local onde estão as placas de gordura (aterosclerose) que provocam o entupimento do vaso sanguíneo, para desobstruí-lo.

Cuidados no pós-operatório

Geralmente, depois do procedimento cirúrgico, o paciente recebe uma combinação de drogas que atuam nas plaquetas (componentes do sangue importantes na coagulação). A aspirina, por exemplo, pode ser um excelente inibidor da agregação das plaquetas e da trombose.

A recuperação também costuma ser rápida, permitindo que o paciente volte às atividades normalmente depois de realizar o procedimento.

Contudo, é fundamental manter um controle clínico periódico e exames específicos do coração.

*Com informações do site de Drauzio Varella.