Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pai de Matthew McConaughey morreu de infarto durante sexo; risco é alto?

Matthew McConaughey, Kay McCabeat e James Donald McConaughey - Lester Cohen/Colaborador Getty Images
Matthew McConaughey, Kay McCabeat e James Donald McConaughey Imagem: Lester Cohen/Colaborador Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

21/10/2020 17h45

Em entrevista à revista People sobre sua biografia que será lançada em breve, o ator Matthew McConaughey contou sobre a circunstância inusitada que levou seu pai, James Donald McConaughey, ao óbito, quando tinha 63 anos.

De acordo com Matthew, o pai teve um ataque cardíaco enquanto praticava relações sexuais com a sua mãe, Kay McCabeat.

O infarto ocorre pela obstrução da artéria coronária, interrompendo a passagem do sangue para uma parte do coração. Segundo o cardiologista Leopoldo Piegas, coordenador do programa de cuidados clínicos do infarto agudo do miocárdio do HCor (SP), o infarto não é ocasionado diretamente pelo ato sexual. "O esforço físico serve de gatilho, mas a pessoa provavelmente já sofria de um problema coronário importante."

O especialista aponta, ainda, que episódios como o de James não são comuns e para quem não apresenta qualquer condição cardíaca, sofrer um infarto nessa situação é muito raro.

"Em geral, pacientes que têm problemas cardíacos são os que estão sujeitos a ter problemas, mesmo que não especificamente um infarto, durante atividades que exigem esforço — seja sexo, corrida, ou subir uma escada rapidamente, por exemplo", explica.

Além disso, o médico explica que, se o paciente sofreu de um problema coronário agudo recentemente, é necessária a liberação médica para atividades que requerem esforço.

Em caso de qualquer sintoma, o recomendado é ligar imediatamente para um atendimento de emergência.

Conheça os sintomas do infarto

  • Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);
  • Náuseas e/ou vômito;
  • Sudorese, suor frio;
  • Falta de ar (mais frequente em idosos);
  • Cansaço extremo ou fraqueza;
  • Tontura;
  • Desmaio;
  • Ansiedade.