Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lavar máscaras à mão aumenta risco de contaminação, sugere estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Samantha Cerquetani

Colaboracao para o VivaBem

14/10/2020 18h52

Como você lava suas máscaras? Apesar de elas já fazerem parte da rotina e serem fundamentais para diminuir a disseminação do coronavírus, devem ser higienizadas logo após o uso e da forma correta. De acordo com uma pesquisa, o método de lavagem pode impactar no risco de contaminação.

Publicado no dia 28 de setembro no periódico BMJ Open, o estudo feito com profissionais de saúde do Vietnã mostrou que a higienização das máscaras, quando feita à mão, aumentou até duas vezes os riscos de contágio por agentes infecciosos.

Como o estudo foi feito

  • Durante quatro semanas, as máscaras de 607 profissionais de saúde foram avaliadas após a higienização. Os pesquisadores analisaram tanto as máscaras de pano quanto as cirúrgicas.
  • Os médicos tinham a opção de lavar as máscaras à mão com água e sabão na torneira ou na máquina da lavanderia do hospital, com sabão e água quente.
  • Os pesquisadores concluíram que aquelas que foram higienizadas nas máquinas ofereciam mais segurança contra a contaminação em relação às máscaras lavadas à mão. Isso acontece porque as máscaras higienizadas na torneira continuam tendo contato com as mãos, muitas vezes, ainda contaminadas.

Com que frequência devo lavar

O ideal é lavar a máscara logo após o uso. Isso reduz o risco de propagação do coronavírus. E vale lembrar que as máscaras não devem ser compartilhadas.

Segundo os pesquisadores do estudo em questão, máscaras de pano lavadas na lavanderia do hospital eram tão protetoras quanto máscaras médicas. Ambas foram contaminadas, mas apenas as máscaras de pano foram reutilizadas no estudo, reiterando a importância da lavagem diária

João Prats, infectologista da BP - Beneficência Portuguesa, disse ainda que o cuidado começa na hora de retirar a máscara do rosto. "É muito importante higienizar as mãos antes de retirar a máscara. Depois, elas podem ser lavadas com as roupas normalmente na máquina de lavar".

Entretanto, de acordo com ele, é possível fazer uma lavagem à mão de forma segura, desde que a higienização seja feita corretamente: deixe-a imersa por um período em uma mistura com um litro de água e 10 mililitros de água sanitária e só depois diso lave com água e sabão. "O vírus não sobrevive muito tempo no tecido".

Além disso, quando estiver seca, a máscara deve ser guardada em um lugar limpo.