Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Pets ajudaram a manter a saúde mental dos donos na pandemia, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Samantha Cerquetani

Colaboração para VivaBem

03/10/2020 04h00

Ter um bichinho de estimação contribuiu para diminuir o estresse mental de algumas pessoas durante a pandemia. É o que indica um estudo realizado com mais de 5.000 voluntários do Reino Unido, que ficaram confinados entre março a junho por conta da covid-19.

Os pesquisadores constataram que aproximadamente 90% tinham pelo menos um animal de estimação. E após responderem a um questionário, 90% dos participantes da pesquisa revelaram que o pet teve um papel importante na pandemia, ajudando a lidar emocionalmente com o isolamento social.

Por que isso acontece?

De acordo com Elena Ratschen, uma das autoras do estudo e professora sênior da Universidade de York, na Inglaterra, tudo indica que seja devido ao vínculo que as pessoas criam com os animais.

"O grupo que mostrou, no fim das análises, laços ainda mais fortes com os bichos apresentou uma condição psicológica melhor do que no início das análises. Ter um animal de estimação em casa amorteceu parte do estresse psicológico associado às restrições sociais", afirma em comunicado.

E a espécie do animal não fez diferença na pesquisa. Apesar de a maioria ter cães ou gatos, os donos de pequenos mamíferos e peixes também apresentaram um bem-estar maior no confinamento, em comparação a quem não tinha um pet.

Preocupação extra

O estudo também mostrou que 68% dessas pessoas ficaram bastante preocupadas com seus animais durante a pandemia. As queixas mais frequentes foram o medo de não ter acesso aos cuidados veterinários e também receio de ficar doente, deixando o animal ficar desamparado.

Mas a pesquisa reforça que apesar de a interação ter sido positiva na pandemia, é importante buscar ajuda especializada para lidar com os problemas emocionais. E que não adiantaria adquirir um animalzinho apenas para manter a saúde mental.