Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


MariMoon: "Açúcar é a minha droga favorita, mas tento usar com parcimônia"

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2020 11h00

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (19), a apresentadora e criadora de conteúdo MariMoon contou que tenta mensurar a quantidade de açúcar da sua alimentação, mas que o alimento é sua "droga favorita".

"Na minha família, todo mundo é muito formiguinha, mas o açúcar é uma droga. A gente brinca, mas ele mata milhões de pessoas, é uma coisa muito perigosa. Conforme a gente vai lendo e estudando, percebe que tem que tomar cuidado com essa droga que a gente é bem viciado. Então, tento usar com um pouco mais parcimônia, mas confesso que até hoje é minha droga favorita", disse.

O nutricionista Victor Machado disse que é bom não cortar da dieta alimentos com os quais se tem uma relação afetiva. "Às vezes, coisas que a pessoa comia na infância abraçam o coração. Se a gente proibir esse alimento, a gente vai gerar mau humor nessa pessoa", disse. Segundo ele, é importante se conhecer para entender quais são os alimentos que trazem alguma memória afetiva, porque nesse caso o bom humor é confirmado.

Para quem procura alimentos que geram bem-estar, ele lembrou do kiwi, banana, aveia, cacau em pó, chocolate amargo. "Ou simplesmente pensar na mistura de banana amassada com cacau em pó. Não tem como dar errado".

Já sobre o açúcar, o especialista sugeriu, além da parcimônia, optar pelas opções mais naturais, como mel, melado ou rapadura. "Se a gente estivesse falando de emagrecimento e quer melhorar o impacto do carboidrato na vida da pessoa, os açúcares seriam todos iguais, do refinado até o raiz. Agora, quando a gente pensa em fornecer mais nutrientes, mais qualidade de vida, o açúcar bruto, tipo uma rapadura, melado de cana, mel, vai ser mais saudável", disse.

Ele fez um comparativo com o arroz. Ao separar em três tipos, há o integral, parboilizado e branco. Com os açúcares seriam o mascavo, demerara e o normal. "O primeiro é o raiz, passou por menos processo. Quanto menos processo, mais saúde".