Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


Natal: Alexandra Loras conta prato favorito e incentiva doação de alimentos

Bárbara Therrie

Do VivaBem, em São Paulo

24/12/2021 13h01

No terceiro episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, cujo tema foi "Erros na ceia de Natal", a francesa, jornalista e ex-consulesa Alexandra Loras contou, ao lado da apresentadora Mariana Ferrão e da nutricionista Lara Natacci, como são as refeições natalinas em sua casa.

Alexandra, que já morou em oito países diferentes e mora há nove anos em São Paulo, contou que sua ceia favorita é na Alemanha, que seu prato favorito no Natal é o clássico peru com frutas secas e castanhas por dentro, e que é fã da caipirinha com pinga. "Nós franceses somos apaixonados pelas caipirinhas brasileiras. É interessante porque para vocês é uma bebida da praia, mas para nós é a bebida nacional brasileira".

Assim como na maioria dos lares, a francesa disse que na casa dela sempre sobra um pouco de comida da ceia que ela repete nos próximos dias, mas que também separa em potes para levar aos moradores de rua. "O que a ceia de Natal, a história de Jesus Cristo, o que a Bíblia nos ensina é poder compartilhar, estar a serviço do outro. Deixar fluir nossa generosidade e nossa conexão humana com outros que não têm a mesma oportunidade pode ser um ritual interessante para formar valores, para nossos filhos, nossa família. É um momento no qual nos aproximamos de outras realidades".

Mas diferentemente de muitos brasileiros, Loras prefere não passar horas planejando as refeições. "Adoro cozinhar, mas para o Natal acho que gera muito estresse. O fato de ter que receber a família, os amigos, cuidar da decoração, das músicas, dos filhos, de tantas coisas. Às vezes é bom montar uma mesa com coisas que você pode encomendar num buffet que vai tomar todo o cuidado de fazer uma curadoria culinária muito especial", disse. Segundo ela, existem buffets brasileiros de altíssimo padrão que entregam tudo pronto e com beleza e requinte na apresentação. "Acho muito prático", opina.

Ainda falando sobre o Brasil, a jornalista destacou que, por ser um país com forte miscigenação, acha interessante a diversidade e a oferta de tantas opções para o paladar. "Vocês têm o encontro da cultura libanesa, japonesa, italiana, espanhola, portuguesa. É meio exagero".

Na ceia de Natal, a ex-consulesa revelou que se permite comer de tudo, mas de forma moderada e que para quando se sente saciada. "Gosto de comer um pouco de tudo e claro que me deixo exagerar um pouco no Natal, que é um momento para celebrar e curtir. Teremos janeiro para nos inscrevermos na academia como uma das resoluções do começo do ano".

Este ano, Alexandra passará o Natal ao lado dos familiares dela que moram na Gâmbia, na África. "Eles me acham muito magra porque as mulheres de lá precisam ser cheinhas, são outros padrões de beleza. Quando eles me olham, dizem que eu preciso comer mais".

UOL no Verão 2022

Conexão VivaBem faz parte do UOL no Verão 2022, que até fevereiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento vai terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até fevereiro!