Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Thiago Thomé: "Não consegui treinar em casa e ganhei 11 kg em quatro meses"

Do Conexão VivaBem, em São Paulo

10/08/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta segunda-feira (10), o ator e cantor Thiago Thomé revelou que não conseguiu manter uma rotina alimentar e de treinos durante a pandemia e que ganhou peso nesse período. "Eu sempre fiz muita atividade física, mas durante a pandemia não consegui manter. Não consegui de jeito algum treinar em casa, juro que tentei, nas não deu. E já que perdi um prazer, tinha que ter outro, então me deixei levar pela gula, fui para o doce, para a pizza, para o hambúrguer e ganhei 11 kg em quatro meses".

Segundo Marcio Atalla, professor de educação física, o tempo para que a falta de atividade física leve a uma perda de massa muscular varia de acordo com a idade. Pessoas com mais de 60 anos perdem de forma muito mais rápida e em uma semana é possível notar uma redução considerável nos músculos. Entre 35 e 55 anos, demorar cerca de duas semanas. Já os indivíduos com menos de 25 anos demoram um pouco mais para perder massa.

O estímulo físico é a melhor forma para manter esses músculos, mas a alimentação é uma grande aliada. "A gente tem um processo de envelhecimento natural do nosso corpo, que é a perda de massa muscular de forma espontânea. O que pode atenuar isso, mesmo sem atividade física, é a gente ter um bom consumo de proteína, para fazer a manutenção dessa massa muscular", disse Atalla.

Os doces foram o maior problema para Thomé, que se chama de "formiga". "Quando não estou de dieta, sou uma formiga, sou viciado em canjica, paçoca, bolo". A alimentação ficou desregrada até ele decidir voltar aos trilhos. Thiago disse que cortou totalmente o açúcar da dieta e que já sentiu o corpo responder de outra forma.

Atalla disse que o ator não está sozinho e muita gente também não conseguiu manter os hábitos saudáveis nesse período de isolamento social. "Tem pessoas que têm mais facilidade de se reorganizar e ter uma nova rotina e outras que têm mais dificuldade. Aliado a isso, alguns gostam de se exercitar em grupos, se sentem mais motivados e quando se veem sozinhos, sem essa companhia, esse astral, esse ambiente convidativo, eles tendem a abandonar a atividade".

Para ajudar, ele sugere montar uma rotina, com dias e horários para treinos. "Eu sempre falo que um fator importante para o nosso corpo é ter rotina, nosso corpo gosta, se sente melhor. Com rotina, você dorme melhor, se alimenta melhor. Então, a minha dica nesse momento foi sempre montar uma rotina. Mas entendendo que, para algumas pessoas, a atividade física tem que envolver outros fatores que não só o benefício físico".