PUBLICIDADE

Topo

VivaBem

Políticos inventam 'soluções milagrosas' contra a pandemia, diz Drauzio

Do VivaBem, em São Paulo

07/08/2020 17h55

Drauzio Varella criticou hoje as "soluções milagrosas" de políticos no combate à pandemia do novo coronavírus. Em participação no UOL Debate de hoje, o médico e escritor citou remédios entregues sem critérios a populações como resposta para evitar ou combater a covid-19.

"Você faz um saquinho, põe cloroquina, ivermectina, um antibiótico dentro do saquinho e dá para todo mundo", relatou Drauzio. "É um absurdo isso que está se fazendo, é um crime. E por que os políticos fazem isso? Porque eles nunca ligaram para o serviço de saúde em suas cidades, em seus estados ou em seu país."

Para o médico, a classe política não organizou programas de saúde, unidades básicas e hospitais. Hoje, segundo ele, mesmo grandes centros sofrem com a falta de oferta de saúde à população.

"Sempre foi assim. Na cidade de São Paulo, que tem um sistema um pouco mais organizado, você conversa com quem trabalha em hospitais públicos e é uma briga, porque falta UTI. Não é de agora esse problema, vem de longe. Não tomaram essas medidas, e agora em um momento de crise, isso fica exposto", disse.

"O que eles fazem? Inventam soluções milagrosas. 'Está aqui o saquinho; se você tomar, não vai precisar de assistência médica.' É logico que funciona: 80% das pessoas que pegam o vírus não precisam de assistência médica, se curam sozinhos."

Para Drauzio, no entanto, a classe política sofre com muitas pressões de diversas partes durante uma pandemia como a atual.

"Os políticos ficam em uma situação complicada e eu reconheço. Você sofre pressão de tudo quanto é lado. De um lado, os médicos falando que não pode deixar ir para a rua, abrir escolas de jeito nenhum. Do outro, os comerciantes falando que vai morrer todo mundo, que vai ter que despedir", analisou.

VivaBem