Topo

Pesquisadores canadenses identificam pela 1ª vez câncer em dinossauro

O osso real e a sua reprodução tridimensional, onde é possível ver o avanço do câncer (parte verde) na fíbula do Centrosaurus - Divulgação Museu Real de Ontário
O osso real e a sua reprodução tridimensional, onde é possível ver o avanço do câncer (parte verde) na fíbula do Centrosaurus Imagem: Divulgação Museu Real de Ontário

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 09h56

Um estudo identificou pela primeira vez um câncer em dinossauros. Trata-se de um osteossarcoma, tumor ósseo agressivos, mais comum entre a segunda e a terceira décadas de vidas nos humanos.

A descoberta foi feita em uma pesquisa liderada pelo Museu Real de Ontário (ROM), em parceria com a Universidade McMaster, e publicado ontem na revista "The Lancet Oncology".

A doença foi descoberta em uma investigação de um grupo de cientistas sobre um osso da perna ou fíbula de um Centrosaurus, que viveu de 76 a 77 milhões de anos atrás. O osso apresenta um crescimento excessivo, que pode levar a doença a outros órgãos do corpo, como os pulmões.

"O diagnóstico de um câncer agressivo como esse em dinossauros é difícil e requer conhecimento médico e vários níveis de análise para ser identificado adequadamente", disse o doutor Mark Crowther, professor de patologia e medicina molecular da Universidade McMaster.

O fóssil foi achado em Alberta, no Canadá, em 1989. Inicialmente, a má formação do osso foi atribuída por especialistas à recuperação de uma fratura. Patologistas, radiologistas, cirurgiões ortopédicos e paleontologistas participaram do novo estudo.

Dessa vez, o osso foi examinado, fundido e passou por uma tomografia computadorizada. Um pedaço foi separado para ser analisado no microscópio. Depois, usando ferramentas de reconstrução tridimensional, os especialistas puderam visualizar a progressão do câncer no osso, até que chegassem ao diagnóstico de osteossarcoma.

Para confirmar o diagnóstico, a equipe comparou o fóssil a uma fíbula normal de um dinossauro da mesma espécie e à fíbula de um jovem de 19 anos também com osteossarcoma. "As evidências sugerem que doenças malignas, incluindo câncer de osso, estão profundamente enraizadas na história evolutiva dos organismos", diz o estudo.

"O osso da canela mostra um câncer agressivo em um estágio avançado. O câncer teria efeitos debilitantes no indivíduo e o deixaria muito vulnerável aos predadores de tiranossauros da época", disse David Evans, coautor do estudo e titular da cadeira de paleontologia de vertebrados no Museu Real de Ontário, em um comunicado para a imprensa.

Para o ortopedista Seper Ekhtiari, um dos autores do estudo, "essa descoberta nos lembra dos vínculos biológicos comuns em todo o reino animal e reforça a teoria de que o osteossarcoma tende a afetar os ossos quando e onde eles estão crescendo mais rapidamente".