PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

55% dos recuperados de covid tiveram transtornos psicológicos, diz estudo

Pesquisa foi feita com base em entrevistas clínicas e questionários de autoavaliação - Reprodução
Pesquisa foi feita com base em entrevistas clínicas e questionários de autoavaliação Imagem: Reprodução

De Viva Bem, em São Paulo

04/08/2020 10h01

Um estudo feito por especialistas do hospital San Raffaele, em Milão (Itália), apontou que 55% dos 402 pacientes monitorados após contraírem covid-19 desenvolveram ao menos um transtorno psiquiátrico.

A pesquisa foi feita com base em entrevistas clínicas e questionários de autoavaliação. Entre os pacientes que desenvolveram algum sintoma, os resultados mostraram transtorno de estresse pós-traumático em 28% dos casos, depressão em 31% e ansiedade em 42%. Além disso, 40% dos pacientes tiveram insônia e 20% desenvolveram sintomas obsessivo-compulsivos.

O estudo deve aumentar a preocupação com os efeitos psicológicos nas pessoas que tiveram covid-19.

"Recomendamos avaliar a psicopatologia dos sobreviventes do covid-19 e aprofundar a pesquisa sobre inflamação, biomarcadores, a fim de diagnosticar e tratar condições psiquiátricas emergentes", apontam os pesquisadores.

O estudo com 265 homens e 137 mulheres constatou que as mulheres sofreram mais que os homens psicologicamente. Pacientes com diagnóstico psiquiátrico prévio positivo sofreram mais do que os sem histórico de transtorno psiquiátrico. Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Mario Gennaro Mazza, afirmaram que os resultados eram consistentes com estudos epidemiológicos anteriores.

Os pesquisadores disseram que os efeitos psiquiátricos podem ser causados "pela resposta imune ao próprio vírus ou por estressores psicológicos, como isolamento social, impacto psicológico de uma nova doença grave e potencialmente fatal, preocupações com a infecção de outras pessoas e estigma".

Saúde