Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Frazão sobre motivação: "Treino tem que ser como um grande compromisso"

Do VivaBem, em São Paulo

03/08/2020 15h00

No Conexão VivaBem desta segunda-feira (3), Solange Frazão afirmou que, para garantir a motivação para se exercitar com regularidade, o treino tem que ser encarado como um compromisso muito importante. "Não posso simplesmente mudar de horário ou adiar. Eu aprendi na minha vida que eu tenho que treinar 8 horas da manhã. É como se fosse um grande compromisso comigo e eu não consigo mudar".

Segundo ela, manter um horário fixo é essencial para fazer da atividade parte da rotina. Além disso, a empresária sugere preparar as roupas no dia anterior. "Deixa a roupa pronta. Separe a camiseta, a calça, meia e tênis".

A consultora fitness Taise Spolti disse que esse hábito de separar a roupa antes é uma forma de avisar o cérebro de que o treino vai acontecer, o que facilita a motivação.

Spolti também é a favor do treino como compromisso inadiável, principalmente no caso das mães. "Existe uma via de mão dupla nessa pandemia. Há pessoas que estão se motivando, mas também têm aquelas que estão de saco cheio. Geralmente, são as mulheres, que tiveram que trazer mais uma coisa para dentro de casa, que é um trabalho e aquele prazer de ir para a academia. A mulher fica esgotada emocionalmente e fisicamente e o exercício físico, que seria o momento do autocuidado e amor próprio, ela deixa para depois", disse.

Como dica a consultora também sugeriu a delegação de tarefas. "Não é pedir ajuda, mas fala para o marido que às 10h30 será o seu treino, porque a mulher está ficando muito carregada. Daqui a pouco, uma coisa que seria bom para ela se motivar, vai ser uma coisa a mais. Peça ajuda, livre-se de alguma coisa para que o seu momento do amor próprio e auto cuidado não fique para depois".