Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


Nutricionista dá 3 dicas para evitar ficar 'beliscando' alimentos toda hora

Do VivaBem, em São Paulo

22/07/2020 11h00

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (22), Danni Suzuki confessou que fica "beliscando" alimentos durante o dia, o que a fez ganhar alguns quilos na balança. Como única tática para não exagerar no que é mais gorduroso, a atriz e diretora disse que tenta substituir a vontade por água, para ter certeza de que a sensação não é uma confusão de fome com sede.

Mas a nutricionista Rachel Francischi disse que há pelo menos três dicas eficientes para evitar o descontrole na comida. Veja a seguir:

Não tenha estoque: evite acumular essas guloseimas usadas nos períodos de descontrole dentro de casa. Se você gosta de um determinado biscoito, de um determinado chocolate, compre uma porção, uma embalagem. "Ficar com uma barra grande de chocolate dentro de casa, sendo que você sabe que você adora chocolate, é pedir para realmente cair na armadilha".

Fracione os alimentos: se você quer fazer brigadeiro, faça. Mas ao invés de ficar com a panela inteira, congele mais da metade e guarde para outro dia que você tiver essa vontade. Vai fazer pipoca? Faz uma porção menor. Bolo? Congele metade. "O grande segredo é não ter à mão o tempo todo alimentos gatilho", disse a nutricionista. Segundo ela, é bom ter consciência antes, para na hora do descontrole não ter aquela porção totalmente disponível.

Perceba sua fome: o que você sente é uma fome emocional ou é uma fome real? Tente perceber de fato o que está sentindo naquele determinado momento.

Por fim, Francischi disse que também é importante não buscar a perfeição na alimentação. "Em tempos como este, a gente quer ter o nosso sistema imunológico maravilhoso, quer comer saudável. Mas se a gente precisa lembrar que não dá para ser perfeito 100%, a gente pode ter uns 5% ou 10% que vai um pouco mais de açúcar, uma gordurinha. Desde que os 80% ou 90% da dieta esteja equilibrado, seu corpo vai estar ótimo, você vai estar saudável. Então, o foco é a saúde física, emocional e mental".