Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Veja opções de exercícios simples para idosos praticarem em casa

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

18/06/2020 11h00

Ser idoso não é desculpa para virar sedentário. Se o "dói aqui, dói ali" já faz parte da sua rotina (e olha que nem precisa ser idoso, viu!), um grande aliado pode ser o exercício físico.

O VivaBem pediu para a treinadora Danny Fit dar sugestões de exercícios simples que podem ser feitos por qualquer um, inclusive idosos, já que não requerem prática nem habilidade. A ideia é botar o corpo para mexer.

Lembrando que todos podem realizar os movimentos das imagens, mas sempre com cuidado e técnicas corretas, além de ser imprescindível a liberação do médico.

Veja a seleção de exercícios na galeria abaixo:

"São exercícios sem impacto que podem ser feitos por qualquer pessoa, sedentária ou não. Estes exercícios são importantes para fortalecer a musculatura de pernas, costas e abdome, estabilizando o joelho, evitando lesões por fraqueza muscular e diminuindo o aparecimento da lombalgia, que acomete cerca de 90% da população", explica a profissional de educação física.

Para os idosos que gostariam de começar a praticar exercícios físicos, a primeira dica é marcar uma consulta com o médico geriatra para avaliar se está apto.

"A segunda dica é perceber o quanto a prática da atividade física vai proporcionar uma melhora em sua qualidade de vida, independência na rotina e convívio social. E a terceira dica é iniciar com exercícios simples, mas eficientes, para que possa começar a sentir prazer e perceber que consegue fazer", lembra Danny.

A treinadora explica que o melhor momento do dia para a prática de atividade física depende da rotina e do horário em que a pessoa se sente bem. O importante é sempre fazer um planejamento do horário que melhor se encaixa no seu dia e seguir à risca os treinos com consistência, persistência e disciplina.

"A quantidade ideal para quem está iniciando são 3 séries com 15 repetições sem uso de pesos", avalia a treinadora.

Fonte: Danny Fit é profissional de educação física e personal trainer há 16 anos. É especialista em atividades físicas para grupos especiais —idosos, hipertensos, diabéticos e grávidas— e emagrecimento. Danny é treinadora da Queima Diária, plataforma de exercícios para fazer em casa.