PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Coronavírus: é necessário retirar capachos e tapetes para se proteger?

fotostorm/iStock
Imagem: fotostorm/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

31/03/2020 17h04

Talvez você já tenha recebido uma mensagem no WhatsApp que recomenda a retirada de todos os capachos das entradas das casas ou apartamentos por serem verdadeiros "criadouros de vírus". Em seguida, o texto recomenda que, para se protegerem do coronavírus, as pessoas substituam o objeto por um pano com água sanitária.

De acordo com a infectologista Raquel Muarrek, da Rede D'Or, capachos, tapetes e até carpetes são difíceis de limpar, e por isso, se possível, devem ser retirados.

"Estudos já mostraram que o vírus sobrevive por bastante tempo em superfícies rugosas. Recomendamos que você tire tudo o que não consegue limpar adequadamente", explica.

Além de evitar os objetos, Susanne Edinger, infectologista pelo CHC-UFPR (Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná) e médica da Cia. da Consulta, aponta que os sapatos de quem veio da rua devem ser retirados antes de entrar em casa. "Se há a necessidade de limpar os pés, o melhor é mesmo colocar um pano úmido, já que o tapete é sempre muito sujo —não só em tempos de pandemia", afirma.

Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Um estudo publicado no periódico medRxiv revelou que o vírus pode ser detectados no ar por até 3 horas, até 4 horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

Outra pesquisa, publicada no periódico Journal of Hospital Infection no dia 6 de fevereiro, mostrou que um coronavírus relacionado ao que causa Sars pode persistir até nove dias em superfícies não porosas, como aço inoxidável ou plástico.

Quais produtos de limpeza matam o vírus?

Há desinfetantes específicos para a limpeza de carpetes e tapetes. Mas, como aponta Muarrek, as superfícies são difíceis de limpar e o melhor é tirar os objetos de circulação. Para o resto da casa, as seguintes opções são seguras para matar o vírus:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro
  • Limpadores multiuso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%)
  • Detergente
  • Sabão

Saúde