PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Coronavírus: ao voltar da rua, tenho que lavar sapatos e roupas?

iStock
Imagem: iStock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

25/03/2020 11h00

A rotina do brasileiro mudou muito desde que as autoridades de saúde decretaram a quarentena por causa da pandemia de coronavírus. Só está permitido sair para fazer o essencial, como ir a farmácias, supermercados ou hospitais.

Diante desse cenário, muitas medidas de higiene precisaram ser mudadas e o que antes não era feito precisou ser revisto. Mesmo que você saia somente para lugares próximos, é importante seguir a recomendação dos médicos e autoridades de saúde para evitar a proliferação do vírus.

Ao se preparar para sair de casa, é preferível usar uma camisa de manga longa, prender o cabelo comprido e evitar anéis e brincos. Se estiver com sintomas de gripe, use uma máscara. Quando estiver no supermercado, não toque o seu rosto sem higienizar as mãos.

Abaixo, explicamos ações que devem ser feitas para combater a covid-19 toda vez que você sair e retornar de casa.

Lave os sapatos

Em primeiro lugar, não toque em nada ao voltar para casa e lave as mãos. É muito importante, sempre que retornar, começar higienizando os sapatos de forma correta. Ao chegar da rua, lave-os com água e sabão ou passe álcool gel em toda a superfície.

Além disso, é fundamental deixar um único calçado para usar na rua e outro para usar dentro de casa. Dessa forma, é possível evitar a proliferação do vírus.

Troque as roupas e tome banho

É fundamental colocar as roupas que foram usadas na rua para lavar com água e sabão na máquina de lavar. O recomendado é não reutilizar as mesmas peças em casa, somente depois que estiverem limpas.

Para completar a limpeza, se possível, tome banho ou lave bem as mãos e o rosto.

Desinfete as patas do seu pet ao passear com ele

O ideal é evitar os passeios com animais domésticos. No entanto, caso não seja possível, ao retornar para casa, higienize as patas ou outras áreas de contato, como o focinho, com água e sabão.

Limpe as embalagens

Sempre que retornar de alguma compra, aplique álcool gel 70% nas embalagens para desinfetá-las da melhor forma possível.

É importante deixar a superfície bem limpa, já que não é possível saber de onde vieram os alimentos ou por onde passaram até chegar a gôndola. E lembre-se de sempre higienizar as mãos depois da limpeza.

Limpe o celular com frequência

Mesmo estando em casa é necessário fazer a limpeza de aparelhos celulares com frequência, já que o vírus pode ficar nesse tipo de superfície. Se você usa óculos, lembre-se de desinfetá-los também.

O ideal é usar álcool gel para limpar o aparelho —o recomendado é que se faça isso pelo menos duas vezes ao dia ou até mais, dependendo da quantidade de vezes que você usa o celular.

Higienize bolsas e acessórios

Se você precisa sair, sempre passe álcool gel na bolsa ou mochila e deixe-a em um local separado dos demais objetos.

Não é necessário fazer isso com chaves e carteiras, já que na maioria das vezes elas ficam guardadas no bolso ou na bolsa. A recomendação só é necessária caso determinados objetos fiquem muito tempo expostos ao meio externo.

Não é possível fazer uma desinfecção total, o objetivo é minimizar o risco.

Fontes: Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas e coordenador médico do hospital AACD e Lessandra Michelin, infectologista e diretora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Saúde