Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo calcula idade e condições médicas que podem agravar a covid-19

Timofey Zadvornov/iStock
Imagem: Timofey Zadvornov/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

22/03/2020 17h04

Pacientes com 50 anos ou mais têm 2,6 vezes mais chances de progredir para um caso grave de covid-19, de acordo com um novo estudo realizado por médicos de Xangai, na China.

Com dados de mais de 53 mil pacientes, a pesquisa buscou quantificar os fatores de risco que aumentam as chances de as pessoas infectadas com o coronavírus desenvolverem quadros severos.

Como o estudo foi feito

  • A meta-análise examinou dados de 30 estudos realizados entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, envolvendo dados de 53.000 pacientes com o novo coronavírus -- 55% dos indíviduos estudados eram homens.
  • A maioria dos estudos foi realizada em Wuhan e em outras cidades chinesas, embora a análise incluísse três estudos envolvendo pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Coréia.
  • Os casos eram considerados graves quando apresentavam sintomas como falta de ar, exigindo 30 ou mais respirações por minuto (12 a 20 respirações por minuto são consideradas normais para um adulto); níveis perigosamente baixos de oxigênio no sangue; e evidências radiográficas de danos nos pulmões que cresceram 50% ou mais em um período de 24 a 48 horas.

De acordo com a análise, os homens tinham 1,3 vezes mais chances de progredir para uma doença grave, enquanto o tabagismo aumentava a chance em 1,7 vezes. No geral, pacientes com condições médicas subjacentes, incluindo hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, eram 2,6 vezes mais propensos a progredir para doenças graves.

Algumas condições, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico e doença renal crônica, aumentaram o risco dos pacientes em seis vezes e cinco vezes, respectivamente.

Os responsáveis pelas descobertas sugerem que os médicos deveriam dar mais atenção e cuidado aos pacientes idosos com esses fatores de risco subjacentes para oferecer o melhor tratamento possível aos grupos.