Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rafa passa por cirurgia no BBB; abscesso dentário requer tratamento rápido

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

02/03/2020 15h41

A influenciadora digital e participante do BBB 20, Rafaela Kalimann, precisou passar uma cirurgia na boca às pressas hoje (2) de manhã. A mineira foi chamada ao confessionário e realizou, dentro do confinamento, um tratamento de canal para reverter o quadro de abscesso dentário.

De acordo com o dentista João Paulo Tanganeli, diretor do departamento de dor orofacial da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), o abscesso dentário é consequência de um processo inflamatório local, que pode ocorrer de três formas diferentes:

Abscesso pericoronário
É a inflamação da gengiva que encobre um dente que ainda não nasceu totalmente, comum quando aparecem os dentes do siso.

Abscesso gengival/periodontal
Ocorre quando um pedaço de alimento, como a casquinha de uma pipoca, entra na gengiva e o indivíduo não consegue remover, originando a infecção.

Abscesso periapical
Acontece ao redor da ponta da raiz do dente, geralmente causada por histórico de fratura ou cárie. "Mesmo quando o paciente já tratou a cárie, se há uma infiltração na restauração -- um pequeno espaço por onde as bactérias conseguem penetrar -- as bactérias conseguem chegar ao nervo", aponta Tanganeli.

O especialista explica que dependendo do abcesso, o tratamento de canal já é suficiente para reverter o quadro —como parece ter sido o caso da sister. "Se já está mais grave, é necessário fazer uma incisão para drenar o pus", esclarece.

Sintomas do abcesso dentário

  • Dor local
  • Pus
  • Sensação que o dente cresceu, parece que está mais alto que os outros (por causa de bactérias que expandem os tecidos)
  • Febre

Quais os riscos de não tratar o abscesso dentário?

Não é comum, mas, se a pessoa está imunodeprimida e não trata o quadro, ele pode evoluir para uma infecção generalizada. "Por isso é importante que a pessoa não faça automedicação e procure ajuda imediatamente. Se o quadro for mais grave, será necessário tomar antibióticos", esclarece o dentista.